Colóquio compara obras de Euclydes da Cunha e de José Eustasio Rivera
Com o tema “La Vorágine de Euclides da Cunha”, Freddy Orlando Espinoza Cárdenas, professor do Curso de Letras do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga/UEA, irá comparar as obras de Euclydes da Cunha e de José Eustasio Rivera, procurando relacionar nelas não só a representação da região amazônica, como também fazer um paralelo com as missões e viagens de seus autores pela Amazônia. As obras que se elegeram para este fim foram: À Margem da História (1909), de Euclydes da Cunha, e La Vorágine (1924), de José Eustasio Rivera.
Também revisará a biblioteca pessoal do poeta colombiano, que se encontra na Universidad Javeriana de Bogotá, e os livros de Euclydes da Cunha e outros autores brasileiros, que Rivera adquiriu no Brasil, na sua missão diplomática pela Amazônia.
Além disso, foram consultados, na Biblioteca Pública de Manaus, o material jornalístico da Gazeta da Tarde, relativo aos meses de junho a agosto de 1923, período da estadia de José Eustasio Rivera no Brasil, tudo com o objetivo de comparar e diferenciar, traçando as marcas de oposição e os pontos de referência que há em comum entre 0s dois vultos da literatura latino-americana.
O Colóquio irá vislumbrar um relacionamento que gere processos criativos crescentes e transcendentes, no que respeita ao vínculo entre José Eustasio Rivera e Euclydes da Cunha.
O Colóquio está marcado para o dia 06 de novembro, às 17h, no Museu da Amazônia, situado na rua Planeta Plutão, 11, Morada do Sol, no Aleixo. Informações pelo telefone 3236-3079.
Fonte: Musa