Começam os preparativos para Semana Nacional de C&T 2010
Organizado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o evento será de 18 a 24 de outubro, em mais de 500 municípios, inclusive no Amazonas.
Nesta quinta-feira, dia 8, coordenadores das atividades estaduais e do MCT se reuniram pela primeira vez, em Brasília, para discutir os preparativos da 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2010). O tema do evento deste ano é "A Ciência para o Desenvolvimento Sustentável".
Participaram da reunião desta quinta-feira o diretor do departamento de Difusão e Popularização da Ciência (DDPC/MCT), Ildeu de Castro Moreira, representantes de universidades e coordenadores do evento no Amazonas, Goiás, Piauí, Espírito Santo, Alagoas, Pernambuco, Maranhão, Pará, Paraná, Acre, Bahia, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Rondônia e São Paulo.
O objetivo da SNCT é mobilizar a população, principalmente crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia. As atividades são gratuitas e promovidas por universidades, instituições de pesquisa, parques ambientais, zoológicos, museus, jardins botânicos e Organizações Não Governamentais (ONGs). Tendas de ciência em praças públicas, palestras, excursões científicas e feiras fazem parte da programação.
O MCT repassou informações gerais sobre as ações da SNCT 2010 nos vários estados e reuniu propostas dos coordenadores para a melhoria das atividades a serem desenvolvidas nas edições estaduais.
A Secretaria de Estado de C&T do Amazonas (Sect) contribuiu com propostas visando ampliar e melhorar a difusão e popularização dos conceitos de Ciência, Tecnologia e Inovação, além do incentivo para geração de conhecimento, tendo como objeto de pesquisa a própria Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Para a coordenadora da Semana pela Sect, Salete S.Lima, a troca de experiência entre os coordenadores de todos os Estados foi produtiva e importante, pois as atividades exitosas de um Estado servem de parâmetros para outras unidades da federação."O Estado do amazonas tem uma experiência exemplar de difusão e popularização da Ciência com a transmissão das palestras da SNCT para os 61 municípios do estado, utilizando para isso o Centro de Mídias IPTV da Seduc e o Sistema Presencial Mediado, da UEA", destaca Salete, ao pontuar que o Amazonas realizou mais de 11 mil atividades em 2009, atingindo todos os municípios do estado.
Atrair um número maior de municípios participantes da SNCT é o desafio dos coordenadores. Para a gestora de políticas públicas da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), Vasti Quintana, o tema desta edição favorece as atividades no Acre, uma vez que o estado tem uma forte política de desenvolvimento sustentável. "Pretendemos levar universitários ao máximo de escolas municipais de ensino fundamental para disseminar, de forma lúdica, questões relacionadas ao meio ambiente e a sustentabilidade", disse ela.
Os coordenadores de Minas Gerais também querem expandir o evento para mais municípios. A coordenadora do Programa de Popularização de C&T da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Ensino Superior (Sectes), Maria das Graças Rodrigues Brant, espera a participação de metade das 853 cidades mineiras. De acordo com ela, o número de municípios participantes tem aumentado nos últimos eventos. Em 2009, participaram 90 cidades, número três vezes maior que o de 2008, quando participaram apenas 30 municípios.
Os debates da SNCT serão focados na preocupação em associar crescimento econômico à proteção do meio ambiente, à preservação da vida e à melhoria da qualidade de vida das pessoas. De acordo com Ildeu de Castro Moreira, as atividades estimularão a discussão de estratégias de se utilizar os recursos naturais e a rica biodiversidade nacional de forma sustentável e conjugada com a melhoria das condições socioeconômicas da população.
Ascom do MCT/Ascom da Sect