Comitê Executivo do MCT se reúne para discutir ações na área
O Comitê Executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) se reuniu na manhã da última sexta-feira (15/04), em Brasília, para discutir estratégias que viabilizem ações nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no País. A reunião teve a participação de representantes do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa, Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti), além dos representantes de agências estaduais e federais.
Entre as ações debatidas, discutiu-se também estratégias para implementação da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte), cujo objetivo é integrar competências para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento, inovação e formação de doutores, como foco na biodiversidade e biotecnologia, visando gerar conhecimentos, processos e produtos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal.
Outra ação que merece destaque é a estruturação do Programa de Pós-Graduação da Rede Bionorte (PPG-Bionorte), que teve seu Aplicativo para Propostas de Cursos Novos (APCN) submetido a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para avaliação. Essa proposta engloba 147 professores das principais instituições da área da Amazônia Legal, que oferecerão 56 disciplinas (5 obrigatórias e 51 optativas) atuando em duas áreas com 3 linhas de pesquisa.
Na ocasião, também foi apresentado um balanço dos programas do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (CNPq) e da Financiadora de Projetos (Finep) desenvolvidos de forma descentralizada com as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), com a finalidade de se discutir formas de avaliação e otimização desses programas e a possibilidade de envolver os Estados que ainda não foram contemplados.
Desde quando a diretora-presidenta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Maria Olívia de Albuquerque Simão, foi indicada para ser membro do Comitê Executivo, a fundação participa das reuniões. Para Simão, as discussões foram bastante positivas, principalmente com a iniciativa de criação de uma nova proposta de reestruturação dos Centros Vocacionais Tecnológicos. “O Amazonas tem projetos sendo implementados nesta área”, afirmou.
Além da presença da FAPEAM, a reunião contou com a participação do secretário executivo do MCT, Luis Antônio Rodrigues Elias, do Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas (Sect/AM) e presidente do Consecti, Odenildo Sena, além do presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Mário Neto Borges, de Marco A. de Oliveira da Secretaria de Ciências e Tecnologia para Inclusão Social, entre outros.
Fonte: Agência FAPEAM, por Sebastião Alves