Comitiva da Ufam participa do Fórum de Biotecnologia Global
20/06/12 – Uma comitiva da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) participa da BIO Convention International 2012, fórum de Biotecnologia global que reúne pesquisadores, instituições e governos de diversos países para firmar parcerias, financiamento e tratar sobre a produção de inovações na área da biotecnologia.
A participação da comitiva da Ufam contou com o apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e é comporta pela reitora, professora Márcia Perales, acompanhada pela pró-reitora de Inovação Tecnológica (Protec) e dos pesquisadores da área de biotecnologia, professores Spartaco Astolfi, Gustavo Nunes e Maria Borborema.
Sobre o Fórum
A BIO 2012 ocorre no período de 17 a 21 de junho, sendo realizadas mais de 120 mil reuniões e centenas de eventos, onde os participantes debatem as trajetórias e as inovações produzidas em parques científicos, incubadoras e centros de pesquisa, visando, assim, a parcerias de negócios.
O professor Gustavo Nunes Filho realizou palestra, para mais de 70 instituições, sobre os desafios atuais na produção de biotecnologia, apresentando a experiência da Rede Bionorte e do Parque Científico e Tecnológico para Inclusão Social (PCTIS).
A comitiva segue para visita na Universidade de Havard e para o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
Sobre o Centro de Apoio Multidisciplinar da Ufam (CAM)
O professor Spartaco Astolfi é diretor do CAM, órgão suplementar que oferece instrumentos para o desenvolvimento de estudos multi e interdisciplinares, ampliando a aquisição e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos. Além de viabilizar e otimizar o uso de equipamentos científicos avançados e software das áreas de Ciência Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias e correlatas, visando desenvolver e dar apoio as atividades de pesquisa, de ensino, de extensão e de prestação de serviço à comunidade.
Sobre o Programa de Pós-Graduação da Rede Bionorte
Em 2010, a Ufam implantou o PPG-BIONORTE, que objetiva a formação de doutores para atuarem nos mais variados campos da Biodiversidade e da Biotecnologia. Visando, assim, aprofundar a formação científica, técnica e cultural do pós-graduando de forma a permitir contribuição original e criativa na área da pesquisa científica e tecnológica e na formação de recursos humanos de alto nível.
Fonte: Ufam