Conceito de ‘fofura’ começa a ser elaborado aos 3 anos de idade

Pesquisas anteriores já tinham demonstrado que os adultos são sensíveis aos traços infantis e acabam demonstrando comportamento carinhoso. Foto: Reprodução

Fotos de bebês, filhotes de cachorro e gatinhos instintivamente são considerados fofos por crianças e adultos, e psicólogos apontam que é aos três anos de idade que o conceito de “fofura” começa a ser elaborado.

Pesquisas anteriores já tinham demonstrado que os adultos são sensíveis aos traços infantis e acabam demonstrando comportamento carinhoso, o que não era conhecido era o momento em que este comportamento é desenvolvido.

Marta Borgi, da Universidade de Lincoln, no Reino Unido, coordenou a pesquisa e afirma que o estudo demonstra uma preferência visual. “Nossos resultados apontam que a preferência visual é desenvolvida muito cedo. Independente da espécie vista, crianças passaram mais tempo olhando para imagens com traços infantis”, diz.

O experimento foi desenvolvido em duas fases. Na primeira, crianças de 3 a 6 anos de idade olharam para imagens de humanos, cachorros e gatos, e foram testados para ver como responderiam a versões adultas e bebês das espécies. As crianças tinham que dizer o quão “fofas” elas achavam as imagens. Na segunda fase, o movimento dos olhos foi rastreado para ver em quais imagens a atenção ficava mais concentrada.

“Curiosamente, enquanto os participantes deram pontuações diferentes de fofura para cães, gatos e seres humanos, todos eles acharam as imagens de um cão adulto mais bonitas do que as de gatos adultos e rostos humanos”, explica a pesquisadora.

Fonte: O Globo