Consecti e Confap realizam primeira reunião anual de 2012

1º/03/2012 – O Programa Nacional de Banda Larga e seu impacto nos Estados e a participação das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), entre elas a FAP do Amazonas, no programa Reflora serão alguns dos assuntos debatidos durante a primeira reunião anual dos Fóruns dos Conselhos Nacionais de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

Siga a SECTAM no Twitter!

O encontro será realizado na próxima quinta e sexta-feira (8 e 9/3), em Curitiba (PR), e contará com a presença do Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, dos secretários estaduais de Ciência e Tecnologia do país, presidentes de FAPs, representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), entre outros.

Na ocasião, também serão discutidos a “Estratégia Nacional de CT&I 2012-2015”, “As ações de CT&I em Saúde nos Sistemas Estaduais (PPSUS 2012) e “O Programa Nacional de Banda Larga e seu impacto nos Estados”, entre outras pautas.

Segundo a diretora-presidenta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Maria Olívia Simão, a expectativa em relação à reunião é positiva, pois a Fundação faz parte do Comitê Executivo do MCTI. Significa que a FAP terá a oportunidade de discutir, mostrar e reforçar a necessidade de parcerias entre as FAPs, alinhadas à política ministerial. “Iremos pontuar tudo que planejamos em 2011 e o que ficou em processo de construção. Dessa forma, iremos construir a agenda para 2012”, afirmou.

Em relação ao programa Reflora, Maria Olívia explicou que o programa pretende resgatar as informações sobre a fauna brasileira e disponibilizá-las online. Ela disse que deverão ser avaliadas informações das amostras da flora brasileira coletadas até o século 20 e por missões estrangeiras e depositadas no Royal Botanic Gardens (RBG) de Kew, Inglaterra, e Muséum National d’Histoire Naturelle (MNHN) de Paris, França.

Oportunidade para firmar compromissos com o MCTI

Conforme o titular da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SECTAM) e presidente do Consecti, Odenildo Sena, o Fórum é uma oportunidade de levar adiante compromissos firmados pelo MCTI e ratificar convicções dele enquanto presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) sobre a região Norte, especialmente, o Amazonas. “Na ocasião da posse dele, o cumprimentei e ele disse que não abre mão de suas ideias quanto à Amazônia. Isso me animou”, destacou e acrescentou que irá convidá-lo para visitar o Estado e encontrar-se com o governador, gestores de instituições de ensino e pesquisa e cientistas.

Entre as propostas que serão apresentadas no Fórum, segundo Sena, está a necessidade da presença da Telebrás no Amazonas com a chegada do linhão de Tucuruí. “Não podemos abrir mão, de fato, de compor o Plano Nacional de Banda Larga”, pontuou.

O secretário disse que o Governo do Estado tem realizado ações para melhorar os serviços de internet na capital e no interior. Ele citou o convênio assinado com a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), que deve possibilitar maior oferta de serviços públicos no município de Iranduba (distante 27 km de Manaus), por meio do acesso à internet banda larga.

O convênio disponibilizará recursos da ordem de R$ 2,5 milhões para a instalação de 35 quilômetros de fibra ótica interligando a cidade de Manaus ao município. Também foi acordado com a Petrobras a cessão de uso de parte das fibras óticas entre o trecho do Gasoduto Coari-Manaus.

Quanto à Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), que ocorrerá no período de 20 a 22 de junho, Sena disse que cada secretário ficou responsável pela mobilização de seu respectivo Estado. Ele explicou que no Amazonas a participação está sendo encabeçada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável (SDS).

Veja aqui a programação completa do Fórum.

 

Fonte: Agência Fapeam, por Luís Mansuêto