Consecti elege diretores regionais para o Norte, Centro-Oeste e Sul

 

Integrantes do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) se reuniram na sexta-feira, dia 7, em Brasília.

Foram eleitos o primeiro e segundo vice-presidente e diretores regionais para o Norte, Centro-Oeste e Sul. O nome indicado para vice-presidente e coordenador da região Sul foi o diretor de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Marcelo Cavalcanti.

 

Para o Centro-Oeste, o titular da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, Divino Valero Martins, que fez as honras da casa aos gestores, se colocou a disposição e ninguém se opôs.

 

O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas (Sect-AM), Marcílio de Freitas, em nome dos representantes de sua região que não estavam presentes, indicou o nome do secretario de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Pará (Sedect/PA), Maurílio de Abreu Monteiro, para o cargo em aberto.

 

"Devido às dificuldades que o Acre tem tido em estar presente, sugerimos que o Pará assuma a condição de representante da região Norte. Não há discriminação ou qualquer espécie de fragilização por parte dos outros estados. Só estamos em um ano de muita estabilidade política. O secretário indicado é do mesmo partido da governadora e esse é o primeiro ponto. O Pará também é o Estado que mais tem tradição de C&T na região Norte", discursou Freitas. Na ocasião, ninguém questionou nenhuma das indicações.

 

"O Consecti só se consolidará se houver a articulação das regiões. Acho importante que as cinco façam no mínimo dois ou três encontros anuais para que possamos estar mais integrados, para que haja consolidação e fortalecimento do conselho", alertou René Barreira, presidente da instituição. Segundo ele, o encontro foi pautado para que as regionais apresentassem os relatórios das conferências de CT&I.

 

Após a eleição, os representantes das regiões seguiram com a apresentação dos relatórios das conferências regionais, realizadas nos últimos meses. Os documentos ainda estão sendo oficializados para apresentação completa na Conferência Nacional, que acontece de 26 a 28 de maio, em Brasília. A reunião do Consecti aconteceu na sede da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), que fica no Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília.

 

Estiveram presentes o diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), Kazuyoshi Ofugi; o secretário interino de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Sect/ES), Lúcio Spelta; o secretário de Estado de C&T do Rio Grande do Sul, Júlio Cesar Fers; o secretário de Desenvolvimento do Estado São Paulo (SD/SP), Luciano Santos Tavares; entre outros. 

 

Renovação

 

A reunião extraordinária foi realizada em momento de renovação dos quadros de ciência e tecnologia. Segundo informações do Consecti, nas últimas semanas, 14 gestores da pasta nos estados se desvincularam de suas atividades para concorrer às eleições de outubro.

 

Os estados onde houve mudanças foram: Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

 

Fonte: Jornal da Ciência