ATLAS DOS CIENTISTAS

Considerado o maior cientista brasileiro

César Lattes é um dos mais distintos e condecorados físicos brasileiros e seu trabalho foi fundamental no desenvolvimento da física atômica. Foi bolsista da Fundação Rockfeller onde aperfeiçoou seus conhecimentos, sendo considerado o maior cientista brasileiro. Trabalhou na Universidade da Califórnia, Estados Unidos.

No final dos anos 40 idealizou em La Paz, Bolívia, um laboratório de Física Cósmica, que, em pouco tempo, se transformou em centro científico internacional, abrigando pesquisadores de quase todos os continentes. Membro da Academia Brasileira de Ciências, da União Internacional de Física Pura e Aplicada, do Conselho Latino-Americano de Raios Cósmicos, das Sociedades Brasileira, Americana, Alemã, Italiana e Japonesa de Física, entre outras associações, César Lattes recebeu muitas homenagens no Brasil e no exterior.

Em 1949 voltou para o Brasil, assumindo o cargo de professor e pesquisador na Universidade do Rio de Janeiro. Foi um líder científico dos físicos brasileiros e foi uma das principais personalidades por trás da criação de várias instituições importantes, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Realizou uma grande descoberta experimental, uma nova partícula atômica, o méson pi (ou pion), a qual desintegra em um novo tipo de partícula, o méson mu (muon). Foi uma grande reviravolta na ciência.

César Mansueto Giulio Lattes faleceu em Campinas, São Paulo,no dia 8 de março de 2005.

Fonte: Wikipedia

atlas00