Continuam abertas as inscrições para Incubadoras de Empresas do Ifam

CIÊNCIAemPAUTA, por Mirinéia Nascimento

Para apoiar empreendedores e empresas voltadas preferencialmente aos segmentos de indústria química, construção civil, meio ambiente, serviços, informática, turismo e hospitalidade, saúde e telecomunicações, a Incubadora de Empresas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam-AYTY) continuará com o período de inscrições, iniciado em 15 de março de 2013, por um ano ou até o preenchimento das vagas.

Segundo a gestora da Incubadora, Maria Goretti Falcão de Araújo, estão sendo oferecidas dez (10) vagas na modalidade de incubação de empresas associadas. A diferença dessa modalidade é que as empresas não ocupam as instalações da instituição, porém, os serviços de assessoria, consultoria, desenvolvimento empresarial, capacitação, entre outros, continuam sendo oferecidos pela incubadora.

Araújo explicou que o Edital nº 001/2013 está aberto à comunidade em geral, tanto para pessoa física como para jurídica. Os interessados em participar devem elaborar um Plano de Negócio expondo suas ideias, estratégias e objetivos. “Todos os planos serão avaliados por um comitê e aqueles que obtiverem maior pontuação e viabilidade mercadológica serão incubados”, disse.

O pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 130,00 deverá ser feito por meio de depósito na conta da AYTY nº 6433-5, Agência 3563-7, Banco do Brasil.

VOCÊ SABE O QUE É UMA INCUBADORA DE EMPRESA?

É o local especialmente elaborado para ajudar empreendimentos (projetos e empresas), na fase de concepção e elaboração do Plano de Negócios, assim como na fase de estruturação e estabilização, para fins de sucesso no mundo empresarial. A incubadora oferece aos empreendedores instalações físicas, suporte técnico e gerencial, no início e durante as etapas de desenvolvimento do negócio.

SECTI E FAPEAM APOIAM PRÓ-INCUBADORAS DESDE 2012

Nesse âmbito, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) lançou, em 2012, a primeira edição do Programa de Apoio a Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica e Inovação (Pró-Incubadoras), junto à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).

O Pró-Incubadoras pretende promover sinergia entre as incubadoras atuais, propiciando fortalecimento para o movimento como um todo e também o próprio envolvimento de outras entidades públicas responsáveis pelo desenvolvimento regional.

 

CIÊNCIAemPAUTA, por Mirinéia Nascimento