ATLAS DOS CIENTISTAS
Criou as primeiras pós-graduações em Engenharia do Brasil
Em 1961, o engenheiro Alberto Coimbra foi aos Estados Unidos para conhecer melhor a estrutura acadêmica americana e depois implantar, no Brasil, o modelo de pós-graduação baseado em aulas e pesquisas.
Ainda na década de 60, criou o primeiro curso de pós-graduação em engenharia química do país e a Coordenação de programas de pós-graduação em Engenharia (Coppe), entidade que reunia cursos de mestrado e doutorado das diversas vertentes da área.
Anteriormente, Alberto já tinha uma passagem pelos Estados Unidos. Formado em química industrial pela Escola Nacional de Química e decepcionado com seu primeiro emprego, em 1947, com 23 anos, ele procurara as escolas americanas para realizar o sonho de ser engenheiro químico.
Depois retornou ao Brasil e se graduou novamente em engenharia química pela Universidade do Brasil (atual UFRJ). Seu trabalho na área acadêmica sempre teve a preocupação de aliar as áreas de graduação e pós-graduação e adaptá-las à realidade do mercado de trabalho. Outra bandeira defendida por ele é a criação de condições para que o Brasil produza um saber-fazer próprio.
Fonte: Canal Ciência