Criatividade, raciocínio e diversão assegurados no “Tabolixo”
22/10/11 – Jogo denominado “Tabolixo” (o lixo, lúdico e lógico) utiliza garrafas PET para trabalhar aspectos de raciocínio, com diversão. O jogo é um projeto do Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que está sendo apresentado na Estação Ciência durante a 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas.
O jogo pode ser aplicado em qualquer área do conhecimento, pois é composto por perguntas de diversas disciplinas. “Achei interessante como os alunos da Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos, por exemplo, participaram do jogo e se empenharam em responder as perguntas. Isso demonstra que são interessados e um ajudava o outro num verdadeiro trabalho de equipe”, comentou Sabrina Trindade, monitora do PCE e aluna da Escola Municipal Antonio Moraes.
O Programa Ciência na Escola, mantido pela Fapeam em parceria com as Secretarias de Educação Estadual (Seduc) e Municipal (Semed) e a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECTAM), é um programa voltado a apoiar a participação de professores e estudantes do ensino fundamental, médio ou da educação profissional de jovens e adultos em projetos de pesquisa desenvolvidos nas escolas públicas municipais e estaduais do Amazonas.
CIÊNCIA EM PAUTA/SECTAM, por Luciete Pedrosa