Cursos de pós-graduação da UEA com inscrições abertas

Especialização em Turismo e Desenvolvimento

A Universidade prorrogou até o dia 10 de junho as inscrições para seleção de alunos para o Curso de Especialização em Turismo e Desenvolvimento Local. Para esta, que é a terceira turma que será formada para o curso, estão sendo oferecidas 50 vagas.

O curso tem o objetivo de capacitar os portadores de diploma de graduação que atuem e/ou pretendam atuar como pesquisadores e/ou gestores na área do Turismo. O curso tem carga horária de 395 horas, com duração de 13 meses no valor de R$280. Podem inscrever-se ao exame de seleção: graduados e finalistas em Turismo, Hotelaria, Administração de Empresas, Economia, Geografia e/ou áreas correlatas.

No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar original e cópia dos seguintes documentos: Diploma de Graduação, Histórico Escolar, Currículo Lattes com cópia de diplomas e certificados, Requerimento de inscrição (formulário próprio), Cópia do RG e CPF, Comprovante de pagamento da taxa de inscrição e caso seja necessário o Instrumento de procuração.

As inscrições podem ser realizadas na Secretaria de Pós-Graduação da Escola Superior de Artes e Turismo da UEA, na Av. Leonardo Malcher, 1728 – 3º Andar – Praça 14 de Janeiro, nos horário de 8h às 12h e de 14h às 18h. A taxa de inscrição é de R$50.

A coordenação informa ainda, que as inscrições pelo correio, somente serão aceitas para candidatos que residem fora de Manaus, desde que os documentos, que precisam ser autenticados em cartório, cheguem até o final do prazo previsto. É de responsabilidade do candidato, confirmar junto à secretaria o recebimento do mesmo.

Clique aqui para ter acesso ao edital.

Mestrado em Clima e Ambiente

Estão abertas as inscrições para o Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Clima e Ambiente. No total, estão sendo ofertadas 10 vagas para o mestrado, podendo este número ser aumentado em função da demanda e da qualificação dos candidatos inscritos.

As inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 17 de junho, por meio de formulário online disponibilizado no sítio dos programas de pós-graduação do INPA no link http://pg.inpa.gov.br/. Já o deferimento das inscrições está condicionado a apresentação na Secretaria do Programa em Clima e Ambiente situada no Centro de Estudos Superiores do Trópico Úmido (CESTU), na Reitoria da UEA (Avenida Djalma Batista, 3578, Flores), no horário das 09h às 12h, portando os documentos previsto no edital que pode ser acessado aqui.

Os exames de seleção para este ano, serão realizados em duas etapas nas seguintes cidades: Manaus (dependências do INPA), Parintins (AM), Belém (PA), São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Pelotas (RS) e Viçosa (MG). O endereço completo dos locais das provas, serão divulgados nos portais do INPA e da UEA até o dia 20 de junho.

Aprovado pela CAPES/MEC em novembro de 2006, o programa, executado em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), tem como meta central desvendar e compreender o funcionamento das arquiteturas e estruturas mecânicas, dos fluxos de massa e energia e dos serviços ambientais dos biomas amazônicos criando novos elementos para o aperfeiçoamento do planejamento e da formulação de políticas públicas voltadas para: melhor ocupação e usos dos biomas amazônicos; melhoria de qualidade de vida dos povos amazônicos, e, institucionalização de uma política científica e tecnológica comprometida com a questão ambiental voltada aos interesses do Estado brasileiro e do Estado do Amazonas, em especial.

O ‘Clima e Ambiente’ conta com a participação acadêmica e colaboração de pesquisadores de diversas instituições regionais, nacionais e internacionais, com destaque para as regionais como: Museu Goeldi (Pará), Universidade Federal do Pará, SIPAM, UFAM, EMBRAPA e Universidade Federal do Mato Grosso. Nacionais: Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal de Santa Maria (Rio Grande do Sul). E Internacionais: Instituto Wagenigen (Holanda), Universidade Livre de Amsterdam (Holanda); Instituto Max-Planck para Química (Mainz-Alemanha); Instituto Max-Planck para Limminologia (Plöe – Alemanha); Centro de Ecologia e Hidrologia (Oxford – Inglaterra); Universidade da Califórnia (San Diego – USA); Universidade de Tulane (New Orleans – USA), dentre outras.

Fonte: ASCOM/SECTAM, com informações da UEA