CURSOS – UEA realiza palestra sobre a Camada Limite Atmosférica, conhecida como CLA
Acontece amanhã (28/07), às 18h, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), a palestra com o tema “A Camada Limite Atmosférica, porque estudá-La?”. Apresentado pelo professor PhD do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Brasília – UnB, Mário Siqueira, o evento é promovido pela Coordenação do Curso de Graduação em Meteorologia da UEA.
De acordo com o professor, a Camada Limite Atmosférica (CLA) é a parte da atmosfera que é controlada direta ou indiretamente pelos processos que ocorrem na superfície terrestre e como o homem vive na superfície, o comportamento da CLA tem uma grande importância na vida humana e precisa ser mais estudada. “O melhor entendimento dos processos de interação biosfera-atmosfera que ocorrem na CLA, apesar de relativamente bem estudados nas últimas décadas, ainda apresentam desafios que precisam de um melhor entendimento”.
Durante a apresentação será descrito trabalhos recentes em que, estudos de processos da CLA ajudam a responder questões relevantes da interação biosfera-atmosfera de interesse prático e científico. Os trabalhos descrevem como alterações de trocas de energia (sensível e latente) entre vegetação e atmosfera podem afetar regimes meteorológicos e ainda um estudo de modelagem de fluxos de carbono em escala local e suas aplicações para modelos atmosféricos regionais e globais.
Mário Siqueira
É graduado em engenharia mecânica pela Universidade de Brasília (1989), possui mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Técnica de Lisboa (1994) e doutorado conferido pelo departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Escola de Engenharia da Universidade Duke (2002). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Brasília, atuando na área de Energia e Ambiente. Tem experiência na área de interação biosfera-atmosfera com ênfase em mecânica dos fluídos, transferência de calor e massa e processos de Camada Limite Atmosférica.
Os interessados em mais informações podem entrar em contato com a Coordenação de Meteorologia EST/UEA pelo número 92 3878 4318 ou ainda pelo email totaju@gmail.com.
Fonte: UEA