Debates Finep discute C,T&I e desafios globais de Brasil e Reino Unido
A série Debates Finep promove no dia 13 de maio, no Rio de Janeiro, sua segunda rodada de discussões, com a presença de Sir John Beddington, Conselheiro-Chefe para Ciência do Governo britânico. O tema de sua palestra será a relação entre ciência, tecnologia e inovação e os principais desafios globais enfrentados por Reino Unido e Brasil, como mudanças climáticas e acesso a alimentos. Será discutida também a participação de agências como a Financiadora de Estudos e Projetos (FInep/MCT) neste contexto e as possibilidades de colaboração com o Reino Unido. O objetivo da série é criar um espaço aberto e permanente de discussão entre a Financiadora de Estudos e Projetos e a sociedade, para subsidiar a construção de ações de apoio à inovação de forma democrática, transparente e eficiente. O evento é aberto ao público e será disponibilizada tradução simultânea. Não é necessária inscrição prévia.
Para debater o tema, estará presente o Professor Pedro Cunca Bocayuva, do Instituto de Relações Internacionais da PUC/Rio, que nos últimos anos tem se dedicado ao tema da cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável na América Latina.
O primeiro evento aconteceu no dia 26 de abril, com o tema "O Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e o núcleo da indústria brasileira". Estão disponíveis para download o vídeo do debate, com duração de 1h52, e a apresentação feita pelo direto da Finep João De Negri.
Serviço:
Debates Finep
Palestrante: Sir John Beddington
Debatedor: Pedro Cunca Bocayuva
Data: 13 de maio de 2011
Hora: 10h30 a meio-dia
Local: Espaço Cultural Finep – Praia do Flamengo, 200, pilotis – Rio de Janeiro (RJ)
Informações: debate@finep.gov.br
Sobre os palestrantes
Sir John Beddington foi indicado como Conselheiro-Chefe para Ciência do Governo em 01 de janeiro de 2008. Ao longo de 2008 e 2009, Sir John levantou como prioridades no Reino Unido e internacionalmente os temas de alimentos, energia e segurança da água no contexto das alterações climáticas. Antes de sua nomeação, era professor de Biologia Aplicada da População e dirigiu os principais órgãos de meio ambiente e de ciência e tecnologia no Imperial College. Seus principais interesses de pesquisa são a aplicação de análises biológicas e econômicas para os problemas de Gestão de Recursos Naturais.
Pedro Cláudio Cunca Bocayuva Cunha é professor do Instituto de Relações Internacionais – IRI/PUC/RiO e pesquisador na área de Planejamento urbano e regional, desenvolvimento humano sustentável e cooperação internacional. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em diversas áreas temáticas: direitos humanos econômicos, sociais e culturais no âmbito internacional, desenvolvimento local e projeto urbano. No IRI PUC/Rio, tem se dedicado ao tema de cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável na América Latina.
Fonte: Portal MCT