Deixar a TV ligada pode atrapalhar o aprendizado das crianças
Muitos pais costumam deixar a TV ligada para acompanhar um programa, enquanto brincam com os filhos ou se distraem em casa, mas um estudo revela que esse pode ser um hábito perigoso para o desenvolvimento da linguagem das crianças –especialmente quando ainda são bem pequenas.
Um grupo de pesquisadores americanos descobriu que deixar a TV ligada tem influência na linguagem dos bebês. As crianças desenvolvem sua linguagem ao ouvir seus pais. E, como é comum acontecer na maior parte dos lares, os pais falam menos com as crianças quando estão assistindo TV.
Para o estudo, publicado no Journal of Children and Media, pais de crianças com um a três anos participaram de sessões de interação sob a observação dos pesquisadores. Cada sessão durava em média uma hora e, durante metade desse período, a TV ficava ligada ao fundo.
Os pesquisadores perceberam que enquanto o televisor ficava ligado, a quantidade de palavras e frases, assim como o número de novas palavras ditas pelos pais, diminuía consideravelmente em comparação com os períodos em que a TV estava desligada.
Considerando que a linguagem usada pelos pais está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento da linguagem das crianças, o estudo sugere que a exposição prolongada à televisão tem uma influência negativa nesse aprendizado.
Combinado ao resultado de outro estudo, que indica que crianças abaixo de dois anos são expostas a uma média de 5,5 horas de televisão ligada ao dia, o efeito pode ser substancial, apontam os pesquisadores.
Para a autora do estudo, Tiffany Pempek, o ideal seria que os pais brincassem com seus filhos sem ter a televisão para se distrair. “Nossa pesquisa oferece evidência de que o conteúdo para adultos na televisão deve ser evitado quando os pais estiverem brincando e interagindo com seus filhos pequenos”, afirmou.
A Academia Americana de Pediatria reforçou recentemente seu conselho de que crianças abaixo de dois anos não deveriam ser expostas à televisão. Estudos recentes observaram que mesmo quando não estão prestando atenção ao que está sendo exibido na televisão, há efeitos sobre o desenvolvimento das crianças.
Fonte: UOL