Desafio da fixação de doutores na Amazônia será debatido na SBPC

A mesa-redonda faz parte da programação da 66ª Reunião Anual SBPC, intitulada ‘Ciência e tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras’. Foto: Reprodução

Um dos desafios para a ampliação dos recursos humanos especializados no Brasil, especialmente na região amazônica, é estimular a fixação de doutores. Para debater esta realidade, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) promoverá, no dia 23, uma mesa-redonda sobre o desafio da formação e fixação de doutores na Amazônia.

A mesa-redonda faz parte da programação da 66ª Reunião Anual SBPC, intitulada ‘Ciência e tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras’. A reunião será realizada de 22 a 27 de julho em Rio Branco (AC), na Universidade Federal do Acre (Ufac).

A diretora-presidenta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Maria Olívia Simão, participará da mesa-redonda como uma das palestrantes. Na oportunidade, ela falará sobre os investimentos e as ações da Fundação, desde 2003, para formação e fixação de doutores no Estado e na região amazônica. Também participarão da mesa-redonda o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Ufac, Josimar Batista Ferreira, o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Acre, Marcelo Minghelli, e o diretor do Instituto de Pesquisa Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz), Sergio Luz.

FORMAÇÃO DE DOUTORES

De acordo com dados do Mapa de Investimentos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), estão vigentes, com aporte financeiro do CNPq, 82 bolsas de Doutorado no Amazonas, oito de Pós-Doutorado e três específicas para a fixação de doutores no Estado.

Segundo dados da assessoria da presidência da Fapeam, a Fundação financiou, de 2003 a 2013, 962 bolsas de Doutorado. Destas, 456 bolsas foram para doutorados no Amazonas e 506 bolsas para doutorados fora do Estado. Deste total, 123 bolsas foram concedidas em 2013.

Das 456 bolsas concedidas para Doutorado no Amazonas, 206 foram na área de Ciências Biológicas, o que corresponde a 45% desse total, e 107 bolsas foram para a área de Ciências Exatas e da Terra. Das 506 bolsas de Doutorado concedidas para fora do Amazonas, 156 bolsas, ou 31% do total, foram destinadas para a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

SOBRE A SBPC 2014

Durante os cinco dias da 66ª Reunião Anual da SBPC também estão previstas atividades voltadas para os estudantes do ensino básico (SBPC Jovem), uma mostra de ciência e tecnologia (ExpoT&C) e a apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à cultura (SBPC Cultural).

Veja a programação da 66ª Reunião da SBPC

Neste ano, o diferencial da Reunião será a realização do ‘Dia da Família na Ciência’, no final de semana e debates a respeito da temática indígena, além da realização de rituais e apresentações musicais de povos indígenas do Brasil, Bolívia e Peru.

A organização do evento informou que foram reunidas as principais associações científicas dos Estados Unidos, da China, da Europa e da Índia, além de pesquisadores renomados da América Latina, para participarem de debates sobre temas de impacto em política científica. Entre as instituições, estão as Associações Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), Chinesa para a Ciência e a Tecnologia (CAST), Europeia para Ciência (EuroScience) e o Congresso de Associações de Ciência da Índia (Isca).

Fonte: Agência Fapeam, por Camila Carvalho