Difusão científica e tecnológica será usada para valorização de produtos vegetais amazônicos
23/01/12 – Possibilitar a famílias de comunidades rurais amazonenses a compreensão de uma prática agrícola que dê prioridade à sustentabilidade social, econômica e ambiental. Este é o principal objetivo do projeto “Metodologia inovadora de disseminação do conhecimento científico e tecnológico”.
A ideia, já agraciada com os prêmios Fucapi e Samuel Benchimol, é da pesquisadora Ires Miranda. Doutora em Ciências Biológicas e pesquisadora titular do Inpa [Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia], Ires agora quer integrar ciência, saber e tecnologia rural a fim de tornar ações de famílias agrícolas do Amazonas praticáveis tecnologicamente. “Iremos disseminar conhecimento científico e tecnológico garantindo que essas práticas sejam executáveis em diversos locais do Estado levando em conta a extensão geográfica e a expansão demográfica locais”.
Ela explica que, por ser fora da escola, o núcleo itinerante de apoio educacional proposto no projeto possibilitará a flexibilidade de métodos e conteúdos, bem como de público-alvo em suas características como faixa etária, escolaridade e conhecimento da problemática ambiental. “A ideia é também envolver jovens a fim de estimulá-los a carreiras científicas e tecnológicas”.
Ires conta que será usado material literário em linguagem popularizada já produzido e a ser produzido pela equipe de pesquisadores do projeto. Um manual eletrônico será criado e palestras, cursos de curta duração, capacitação de jovens em programas de iniciação científica, oficinas, feira de ciências, rádio comunitária e pequenos jornais serão desenvolvidos.
No momento, a pesquisadora está estabelecendo parcerias com cientistas, órgãos governamentais e sociedade rural para a implantação da ideia. Em seguida, ela pretende selecionar um município próximo à Região Metropolitana de Manaus para iniciar como piloto para então replicar para outros que exijam acesso hidrográfico. Ires pretende ter o projeto colocado em prática antes de 2014.
Prêmios
O projeto “Metodologia inovadora de disseminação do conhecimento científico e tecnológico: criação de núcleo itinerante de apoio educacional informal para a modernização da agricultura familiar de comunidades rurais do estado do Amazonas” foi vencedor no Prêmio Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente de 2011.
Além deste prêmio, Ires Miranda, juntamente com outros pesquisadores da tecnologia da madeira do Inpa, há alguns anos, foi contemplada com o prêmio Fucapi/CNPq de Tecnologia, uma iniciativa que promove a aproximação entre centros de pesquisa, universidades, empresas e sociedade. A premiação é destinada a trabalhos que tenham como tema a Amazônia e que possam resultar em benefícios sociais e econômicos para a região segundo critérios como originalidade, aplicação industrial e retorno social.
CIÊNCIA EM PAUTA/SECTAM, por Analucia Figliuolo