Diretor da Finep, Eugenius Kaszkurewicz, analisa C&T no Amazonas

Antes da solenidade de anúncio e entrega da premiação dos 04 concorrentes ao prêmio  Finep Nacional 2010, o Diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Eugenius Kaszkurewicz falou da importância do desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no Brasil e na região Norte.

Confira a entrevista na íntegra.

Site SECT

Como o Sr. Analisa a performance do Amazonas de ter onze das doze organizações finalistas no prêmio Finep da região Norte?

Eugenius Kaszkurewicz

Vejo como um processo perceptível a olhos nu de que a região está se expandindo em termos de CTI. Os últimos governos têm apoiado significativamente em termos de recursos para a Região, tornando natural que o conjunto de concorrentes seja crescente a cada ano. Seguramente essa é uma Região que está no foco, não só do país, como de todo o planeta. A Finep e o governo, como um todo, veem isso como algo virtuoso e seguramente os investimentos serão crescentes.

Site SECT

Dentre os finalistas do prêmio, destacam-se 4 empresas que receberam incentivo do Programa Amazonas de Apoio à Pesquisa em Micro e Pequenas Empresas- Pappe Subvenção, podemos analisar isso como resultado?

Eugenius Kaszkurewicz

Isto é o resultado de todo um movimento de incentivo dos governos. Os recursos, em geral, no país, cresceram num fator praticamente de dez, nesses últimos dez anos, crescimento expressivo ao nível mundial. Ciência e Tecnologia  começam a tomar uma força que eu chamaria de destaque no conjunto das ações governamentais,  e a região Norte, em particular, não pode prescindir da C&T, pois o equacionamento da sustentabilidade da Amazônia passa pelo conhecimento. Em vários países isso foi negligenciado e provocou efeitos desastrosos, ou seja, apenas o avanço científico e tecnológico, de forma  isolado, sem visão estratégica- de sustentabilidade- pode ser desastroso. As reflexões das políticas públicas têm que passar por aí.

Site SECT

Quais as chances do Amazonas ganhar o prêmio  Finep Nacional?

Eugenius Kaszkurewicz

Acho que todo momento de alavancagem é importante e seguramente está chegando a hora do Amazonas vencer o prêmio nacional.

Site SECT

De que forma o Sr. Analisa a política de C&T nos Estados do Norte?

Eugenius Kaszkurewicz

O Ministério da Ciência e Tecnologia-MCT, tem se esforçado para fazer parcerias com todos os Estados da Federação. É evidente que há diferença de política entre eles. Mas com o movimento geral dos estados, principalmente pelas Secretarias de Estado e Fundações de Amparo à Pesquisas, esse processo vai ser uma avalanche e aqueles que ficarem de lado vão perceber que estão perdendo com o movimento.

Site SECT

Quais os avanços do país em C&T e quais a s perspectivas pós-eleição?

Eugenius Kaszkurewicz

A 4ª Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação estabeleceu algumas diretrizes e entendo que a percepção nossa é a de que a CT&I passou a ser uma política de estado, e, evidentemente, com o resultado das eleições, esse processo é reforçado de que a lógica vai ser mantida. Haverá alguns ajustes, que são necessários e naturais, mas a continuidade e ampliação na área seguramente ocorrerão. Essa é a minha percepção.

Site SECT

Qual a importância da Inovação para um país continental como o Brasil?

Eugenius Kaszkurewicz

Acho fundamental para um país que quer ser soberano, dominar várias tecnologias que são estratégicas. Os investimentos feitos na indústria aeronáltica, de petróleo e etanol devem se replicar em outros segmentos, como segurança e defesa. Acho que o país deve investir para ter autonomia para desenvolver seus próprios produtos, inclusive para exportação. O perfil de nossa exportação, hoje, é muito voltado para comodities, então acho que isso deve ser equilibrado. Somos grandes e devemos atuar como grandes. Não podemos ser país de dimensões continentais e ter uma postura de país pequeno.


Assessoria de Comunicação/SECT