ATLAS DOS CIENTISTAS

Dirigiu o Instituto de Matemática

Dentre as influências que marcaram a atuação do matemático Cândido Lima da Silva Dias está o trabalho do chamado Bourbaki: grupo de jovens cientistas franceses que criaram uma sociedade secreta dedicada a reformular a parte básica da matemática.

Os escritos do grupo eram publicados em partes e resultariam numa obra denominada “Elementos da Matémática” cuja autoria seria atribuída, por pseudônimo, a Nicolas Bourbaki. Ainda há referências atuais acerca de seminários e encontros promovidos pelo grupo.

Desde o início da vida escolar, Cândido revelou habilidade e interesse pelos números. O estímulo do pai, que era engenheiro, também foi fundamental. Começou seus estudos superiores na Escola Politécnica mas, em 1934, transferiu-se para a recém-criada “subseção” de matemática da USP.

O primeiro trabalho acadêmico, sobre a teoria dos funcionais analíticos, foi realizado no início da década de 40 e foi um estímulo para a carreira de professor, á qual de deicou durante 54 anos. Na década de 50, o matemático também participou da criação e dirigiu o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), ligado ao CNPq. Esse período, de acordo com o professor, também foi o mais dedicados à pesquisa, trabalho do qual ele confessava ter saudade no final da vida. Cândido nasceu em 1913 e morreu no dia 15 de setembro de 1998.

Fonte: Canal Ciência 

atlas00-300x150 (1)