Divulgação científica é destaque em simpósio

CIÊNCIAemPAUTA, por Laize Minelli

Foto: Reprodução

A visibilidade que a educação e o jornalismo científico  têm conquistado ganharam destaque na realização do 3º Simpósio de Educação  em Ciências na Amazônia (Secam). Com o tema ‘Educação em Ciências: desafios e perspectivas para o século XXI na Amazônia’  a Universidade do Estado do Amazonas (UEA)  promove desde a terça-feira, 24, uma série de conferências a respeito do assunto.

Os projetos  criados que ajudaram a  dar visibilidade ao  trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos 10 anos no Estado, foram  um dos  assuntos abordados pelo secretário Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, Odenildo Sena, durante a conferência ‘Divulgação Científica: um desafio para a educação em ciências na Amazônia’, para o qual foi convidado a ministrar.

Sena fez questão de mostrar que  o espaço positivo alcançado nas mídias na última década é devido não somente ao robusto investimento  que vem sendo feito através dos projetos de iniciação científica nas escolas estimulando a criação da cultura científica desde as primeiras séries,  como também nas universidades, como exemplo a  segunda turma de especialização em jornalismo científico, do Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz),  mas também das parcerias com vários institutos que possuem o mesmo interesse, além dos que já fazem parte do Sistema Público de C&T.

Conferência realizada na reitoria da UEA. Foto: Laize Minelli/CIÊNCIAemPAUTA

Conferência realizada na reitoria da UEA. Foto: Laize Minelli/CIÊNCIAemPAUTA

As ações que surgiram com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e geraram um ‘efeito dominó’  impulsionando a criação de mais portais desse segmento para levar às pessoas o entendimento do quão importante é a ciência no dia  a dia  e das atividades fomentadas pelo órgão.

Segundo o secretário, a maior contribuição é que o legado  desses investimentos em C&T são para um  resultado a longo prazo que não será terminado com a trocas de governo, mas o conhecimento será permanente. “Passar pela educação científica é assegurar que teremos um mestre, um doutor.  Essa educação só se dá com esse conjunto de ações” disse.

Sobre o evento

O Secam é uma realização da Universidade do Estado do Amazonas e segue com programações até esta sexta-feira, 27. Durante todos os dias são realizadas palestras, exposição de banneres, oficinas , mesa redonda e debates.

CIÊNCIAemPAUTA, por Laize Minelli