Divulgados resultados do Rh-Mestrado, Rh-Doutorado e Rh Interiorização

Ao todo, 18 pesquisadores foram contemplados para desenvolver estudos em instituições de ensino e pesquisa do País. Foto: Reprodução

Com o objetivo de apoiar a formação de recursos humanos de alto nível para o Estado, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) divulgou a relação dos candidatos aprovados na 2ª chamada dos programas de formação de Recursos Humanos Pós-Graduados para o Interior do Amazonas (RH-Interiorização) e à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados no Estado do Amazonas (RH-Mestrado) e (RH-Doutorado) com chamadas em fluxo contínuo.

O Governo do Estado irá investir cerca de R$ 7,3 milhões divididos entre os três editais. O Programa irá disponibilizar 165 bolsas. Deste total, 50 (cinquenta) bolsas serão destinadas aos contemplados do RH-Doutorado, 60 (sessenta) bolsas para o RH-Mestrado e 30 bolsas de mestrado e 25 de doutorado no programa RH – Interiorização.

CONFIRA OS RESULTADOS

Rh- Doutorado – Edital 001/2014Rh- Mestrado – Edital 002/2014Rh- Interiorização – Edital 003/2014

APOIO

Ao todo, 18 pesquisadores foram contemplados para desenvolver estudos em instituições de ensino e pesquisa do País.

Entre os beneficiados no RH-Doutorado está a pesquisadora, Juliana Sá, graduada em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), mestra em Letras e Artes também pela UEA e, atualmente, doutoranda em Letras – Literatura Comparada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

A pesquisadora realizará uma leitura do biopoder – um conceito extraído da obra de Michel Foucault (1926-84), na obra do escritor angolano, radicado português, Gonçalo M. Tavares.

Segundo Sá, a ideia de estudar a obra literária do Gonçalo M. Tavares, segundo essa perspectiva teórica, surgiu a partir de um projeto de iniciação científica (financiado pela Fapeam através do PAIC 2010/2011). Na época, o foco do projeto proposto pelo então coordenador (Prof. Allison Leão da Universidade Federal do Amazonas – Ufam)  se centrava especificamente no romance “Aprender a rezar na Era da Técnica”, mas havia ali abertura para leitura dos outros três romances da série “O Reino”.

Durante a defesa do Trabalho de Conclusão de curso, membros da banca lhe convidaram a publicar a pesquisa em revistas especializadas e desenvolvê-la em nível de pós-graduação.

Em setembro de 2013, surgiu a oportunidade de participar do processo seletivo para o curso de Doutorado em Letras da UERJ e submeter, em formato ampliado e atualizado, o anteprojeto esboçado em 2011. “Participei de todas as etapas de seleção e, em dezembro do ano passado, recebi a notícia de que fui aprovada na seleção para o curso de doutorado”, afirmou Sá.

Em março deste ano, a pesquisadora iniciou os estudos na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, onde a pesquisa será desenvolvida até março de 2018.

CONHEÇA OS EDITAIS

Rh- Doutorado  – Edital 001/2014 – O RH-Doutorado concede bolsas de doutorado a profissionais interessados em realizar curso de pós-graduação stricto sensu em programa de pós-graduação recomendado pela Capes em outros Estados ou no Amazonas, desde que o programa não tenha sido atendido pelo Programa de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (Posgrad).

Rh- Mestrado – Edital 002/2014  – O RH-Mestrado visa conceder bolsas de mestrado a profissionais interessados em realizar curso de pós-graduação stricto sensu, em Programa de Pós-Graduação recomendado pela Capes em outros Estados ou no Amazonas desde que o programa de pós-graduação não tenha sido atendido pelo Programa de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (Posgrad).

Rh- Interiorização – Edital 003/2014 – o RH-Interiorização visa conceder bolsa de mestrado e doutorado a profissionais graduados residentes no interior do Amazonas há no mínimo quatro anos ou que mantenham relação de trabalho ou emprego com instituição municipal, estadual ou federal sediada ou com unidade permanente no interior do Estado, interessados em realizar curso de pós-graduação stricto sensu, em programa credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes), em instituições no Amazonas ou em outro Estado brasileiro.

Fonte: Agência Fapeam, por Adriana Pimentel e Isaac de Paula