Documentário conta a história dos raios no Brasil
O Brasil é um dos países com maior incidência de raios, com cerca de 60 milhões de ocorrências por ano e, Manaus, é a capital do Brasil que possui a maior número de vítimas fatais ocasionadas pelo fenômeno natural. Um documentário, que retrata a percepção da sociedade brasileira sobre o raio desde o período colonial, será cartaz nos cinemas brasileiros com filme “Fragmentos de Paixão”, ainda em 2013.
O Brasil é um dos países com maior incidência de raios, com cerca de 60 milhões de ocorrências por ano. O fenômeno ocupa o imaginário da população brasileira, tanto pela beleza quanto pelo temor. Os relâmpagos também intrigam cientistas, que se debruçam em busca de respostas para causa, efeito e comportamento dos raios.
O coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), Osmar Pinto Júnior disse que a intenção do filme é mostrar, por exemplo, o que os índios, os portugueses e os escravos achavam do raio e como se relacionavam com os fenômenos. Assim como os mitos, as verdades, os avanços nas pesquisas e o impacto que a incidência dos raios causou no país em termos de mortes e de prejuízos.
O material é resultado de uma extensa pesquisa a respeito do papel do raio ao longo da história desde 1500. “É um levantamento histórico da ocorrência de raios no Brasil e dos fatos que marcaram esses mais de 500 anos. O objetivo foi fazer um documentário científico para o cinema e para a televisão falando a respeito de ciência e de cultura e trazendo informação para o público em geral”, ressalta o coordenador.
Fonte: MCTI