Editais disponibilizam vagas para profissionais e estudantes de Comunicação

A previsão é de que a implementação seja a partir de junho de 2014. Foto: Reprodução

Atenção profissionais e estudantes da área de Letras e Comunicação Social (Jornalismo, Design, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas) interessados em trabalhar com divulgação científica. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) está com os Editais do Programa de Apoio à Divulgação da Ciência – Comunicação Científica abertos. Os interessados têm até o dia 10 de abril para se inscreverem pelo SigFapeam.

Os Editais 007/2014 e 008/2014, destinados, respectivamente, para a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) e à Fapeam são para o preenchimento das vagas remanescentes referente à chamada realizada no mês de novembro 2013. Ao todo, são disponibilizadas 52 vagas, sendo 36 para a FAP e 16 para a SECTI-AM. Os aprovados na seleção vão atuar no desenvolvimento de produtos midiáticos em suas respectivas áreas, por exemplo, revistas, programas televisivos e radiofônicos, peças gráficas, que falem diretamente com o público alvo.

A bolsa do Programa de Comunicação Científica terá vigência de 24 meses. Os candidatos selecionados terão que cumprir uma carga horária de 20 horas semanais para o desenvolvimento das atividades. A previsão é de que a implementação seja a partir de junho de 2014.

A seleção dos bolsistas do Programa de Comunicação Científica seguirá as etapas de avaliação do currículo e histórico escolar, prova prática e entrevista. No caso dos profissionais que submeterem propostas às vagas de subcoordenador, os projetos serão analisados por consultores externos.

INOVAÇÃO

O primeiro edital do Programa de Comunicação Científica foi lançado em 2005. Na época, a iniciativa foi considera inovadora para o Amazonas, uma vez que não havia nenhuma iniciativa semelhante. Atualmente, o programa apresenta quatro eixos temáticos, sendo três voltados para a área de Comunicação Social, envolvendo a Agência de Notícias, TV e Rádio, e um eixo transversal, que abrange profissionais de áreas de apoio, como designers, publicitários, revisores e fotógrafos.

Fonte: Agência Fapeam, por Adriana Pimentel