Editais estimulam carreira de pesquisadores no Amazonas

Porta de entrada para cursos de pós-graduação stricto sensu, a iniciação científica tornou-se decisiva para a qualificação acadêmica de estudantes e promoção da ciência e tecnologia por pesquisadores no Amazonas. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) é uma das instituições que contribuem para a imersão de jovens e crianças no mundo da ciência por meio de seus programas de iniciação científica – JCA, Pibic Jr, Paic e PCE. A FAP também fomenta bolsas em parceria com outras agências.

A mestranda em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mariana Marques de Oliveira, comentou que a Fapeam fez diferença em sua carreira profissional. A pesquisadora cursou a graduação em Letras pela Universidade do Estado do Amazona (UEA), com apoio do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC). “Com essa experiência, pude ter contato e me aprofundar em pesquisas na área de Literatura Portuguesa”, relembrou.

Atualmente, Oliveira recebe bolsa do Programa RG-Posgrad da Fapeam para cursar mestrado na UFRJ. “Levo, com orgulho e muita gratidão, o nome da instituição que é motivadora de descobertas intelectuais no Estado.

INCENTIVO

Para incentivar a iniciação científica, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), abriu inscrições para a seleção de projetos nos editais do PIBIC AF, PIBIC PIBIT E PIBIC Jr., edição 2013/2014. O objetivo também é estimular pesquisadores produtivos a envolverem  estudantes de graduação nas atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais.

Os editais concedem, entre outros benefícios, crédito optativo, conforme resolução n° 021/2007-CONSEPE. Os estudantes também poderão aproveitar o relatório final do projeto de pesquisa, transformado-o em trabalho publicado como monografia de graduação, de acordo com a Resolução N° 021/2007-CONSEPE.

Segundo o diretor do departamento de Apoio à Pesquisa da Ufam, Antônio José Inhamuns da Silva, neste ano, as novidades ficam por conta da ajuda de custo de R$ 1.500 aos projetos inscritos no PIBIC e também no trâmite de inscrição, pelos quais os documentos comprobatórios deverão ser digitalizados e inseridos no portal Lira e não mais entregues pessoalmente à Propesp. Somente os termos de compromisso do orientador e do aluno deverão ser entregues impressos no DAP.

PREMIAÇÃO

O melhor bolsista escolhido por cada comitê local será contemplado com passagem aérea para participar de evento científico em sua respectiva área. A premiação será concedida pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em parceria com a Fapeam e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Fonte: Fapeam, por Janaina Karla