Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos aprova 35 trabalhos
A apoiar e incentivar a participação de pesquisadores, professores e estudantes em eventos científicos e tecnológicos no País é um dos objetivos do Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (Pape). A ação do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), tem mudado o cenário científico regional, ao propiciar o intercâmbio de conhecimento, com a aprovação de mais 35 propostas através da Chamada I do edital 032/2013.
A lista com os nomes dos contemplados encontra-se disponível no Portal da FAP. Para o cumprimento deste edital foi alocado o valor de R$ 1 milhão. Do total de projetos aprovados nesta chamada, 28 serão para eventos nacionais e sete para internacionais. Os selecionados serão contemplados com passagens aéreas.
O Programa é uma iniciativa do Governo do Estado e apoia a participação de pesquisadores e estudantes qualificados em eventos científicos e tecnológicos relevantes no País e no exterior. Por meio do Pape, os contemplados podem apresentar trabalhos, ainda não publicados, desenvolvidos no Amazonas.
O auxílio é concedido na forma de passagens aéreas, terrestres e fluviais em território nacional e internacional. As passagens são concedidas por meio de empresa definida pela Fundação. A alteração do trecho originalmente aprovado só poderá ser feita mediante apresentação de motivo justificável, a ser comprovado no ato da prestação de contas. Ainda assim, os eventuais custos da alteração, bem como a própria alteração, serão de exclusiva responsabilidade do beneficiário.
INSTITUIÇÕES CONTEMPLADAS
Entre as instituições com maior número de propostas aprovadas está a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com 29 participantes em eventos nacionais e quatro em eventos internacionais. O Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) foi contemplado com três representantes. O Instituto Federal do Amazonas (Ifam), a Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) e a UniNilton Lins tiveram um trabalho aceito cada. Os pesquisadores participarão de eventos que irão acontecer nos meses de abril e maio.
Os interessados em submeter projetos devem ficar atentos ao calendário de submissão de propostas, para eventos no período de agosto de 2014 a março de 2015 (Edital 032/2013), que está disponível no Portal da Fundação. Ao longo do ano são seis chamadas, contudo quatro ainda estão vigentes.
Fonte: Agência Fapeam, por Adriana Pimentel