Edital Rhae abre terceira chamada para fixar pesquisadores nas empresas

O edital 062/2009, Rhae – Pesquisador na Empresa, lançado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), e pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) abre inscrição para a terceira rodada. Os interessados devem encaminhar os projetos até 27 de agosto. Serão financiados projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação desenvolvidos dentro das empresas. Ao todo serão investidos R$ 30 milhões.

O objetivo principal é apoiar a ida de pesquisadores mestres e doutores para as empresas, atendendo aos objetivos do Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento nacional (PACC,T&I 2007-2010) e as prioridades da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP). Seguindo a linha dos Programas Estruturantes para Sistemas Produtivos, da PDP, e as áreas de interesse dos Fundos Setoriais financiadores do Edital, serão apoiadas propostas que busquem abordar os setores industriais.

Os temas são: Programas Mobilizadores em Áreas Estratégicas, como tecnologias de Informação e Comunicação, Nanotecnologia, Biotecnologia, Complexo Industrial da Defesa, Complexo Industrial da Energia Nuclear e Complexo Industrial da Saúde; Programas Para Fortalecer Competitividade como complexo Automotivo, Indústria de Bens de Capital, Indústria Naval e de Cabotagem, Indústria Têxtil e de Confecções, complexo de Couro, Calçados e Artefatos, setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, setor de Madeira e Móveis, entre outros e Programas para Consolidar e Expandir Liderança como complexo produtivo do Bioetanol, Complexo industrial do Petróleo, Gás e Petroquímica, Complexo Aeronáutico e Complexos produtivos de Mineração, Siderurgia, Celulose e Carnes.

As propostas devem estar associadas ao desenvolvimento tecnológico de produtos ou processos, visando o aumento da competitividade das empresas por meio da inovação, adensamento tecnológico e dinamização das cadeias produtivas, além do incremento e compatibilidade com o setor de atuação, dos gastos empresariais com as atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, com a relevância regional e a cooperação com instituições científicas e tecnológicas.

Para mais informações acesse aqui o edital.