Editora da UEA divulga normas para criação de revistas online
Com o objetivo de fortalecer a publicação de revistas online da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Editora Universitária da UEA, por meio do Conselho Editorial, criou orientações para aperfeiçoar a elaboração de novos periódicos científicos online da instituição. O objetivo é fazer com que as novas publicações estejam dentro dos critérios estabelecidos pelo Sistema de Avaliação de periódicos (Qualis) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
A criação das revistas online da UEA é voltada para a comunidade acadêmica da universidade e os periódicos são publicados por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER).
O diretor da Editora Universitária, Allison Leão, orienta que, para a criação de revistas científicas na Plataforma SEER, os grupos interessados deverão submeter um projeto ao Conselho Editorial da Editora da UEA, contendo os seguintes itens: Caracterização (Título, Grande área, Sub-áreas, Grupos de pesquisa/PPG´s responsáveis, idioma (s) de veiculação dos textos); Resumo da proposta (de até 500 palavras); Justificativa; Objetivos, Metas para três anos e Estrutura editorial.
“A UEA inteira tem grupos de pesquisa e pós-graduação que têm uma grande produção conhecimento científico, e essas revistas são uma forma de veicular essas produções. As revistas mostram também que nossos grupos de pesquisa estão se inserindo no universo da circulação científica como veículos e não apenas como produtores de ciência”, disse Leão.
Ele destaca ainda que a expectativa da Editora é dobrar o número atual de quatro revistas online até o final de 2014. As quatro periódicos são: Aboré, Hiléia, Contra Corrente e Revista Areté.
Após serem protocoladas as propostas serão avaliadas pelo Conselho Editorial. O prazo para esse trâmite é de até três meses. As revistas aprovadas passam a ter o selo UEA Edições e passam a integrar a página de periódicos da instituição. Os editores responsáveis receberão capacitação para uso da Plataforma SEER, ministrada pela Editora.
Nas próximas semanas a Editora deve divulgar também as normas para a publicação de livros.
EDITORA
Funda em 2011, a Editora Universitária da UEA possui cerca de 60 publicações produzidas e uma média de 400 exemplares por títulos. A Editora atua de maneira estratégica e articulada com os profissionais de ensino e pesquisa da instituição a fim de construir um catálogo de livros e periódicos pautado na relevância acadêmica e social.
Fonte: UEA