Educadora norte-americana elogia gestão educacional do Amazonas

Debra Jean Melton Livingsto conheceu vários projetos educacionais desenvolvidos pela rede pública estadual do Amazonas. Foto: Agecom/Reprodução

Participando de um intercâmbio educacional, a diretora-superintendente norte-americana, Debra Jean Melton Livingston, do distrito escolar da região de Fall Mountain, em Manchester (Estados Unidos), conheceu vários projetos educacionais desenvolvidos pela rede pública estadual do Amazonas.

Após visitar escolas estaduais de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus), a educadora visitou no último dia 07, a sede administrativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), no bairro Japiim, e elogiou os programas estratégicos e os serviços educacionais desenvolvidos no Estado.

Em reunião presidida pelo secretário executivo adjunto de Gestão da Seduc, José Augusto de Melo Neto, e a secretária adjunta da Capital, Nazaré Vicentim, a diretora norte-americana conheceu as diversas frentes de trabalho da Secretaria, bem como, os programas consolidados e executados em toda a rede pública estadual.

Na oportunidade, a educadora elogiou a iniciativa do Ensino Mediado Por Tecnologia aplicado por meio do Centro de Mídias de Educação, ressaltando que algumas falhas de alcance e logística nos Estados Unidos poderiam ser facilmente adequadas com base no modelo amazonense de transmissão via satélite.

O intercâmbio promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e coordenado pela Seduc, trouxe a gestora ao Estado com o objetivo de proporcionar a troca de experiências entre os dois países, as instituições e os gestores que foram destaques no Amazonas no Prêmio Gestão Escolar de 2013.

ITACOATIARA

O cronograma de visitas contemplou a Escola Estadual João Bosco Ramos de Lima, no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus). A unidade ganhou notoriedade internacional sendo destacada pelo Prêmio Nacional de Gestão, que oportunizou à gestora da escola amazonense, professora Elzineide Farias, a participação no mesmo intercâmbio, conhecendo escolas norte-americanas no ano de 2013.

A programação de recepção de Debra Livingston no município contou com várias atrações musicais e artísticas dos alunos da Escola. Na ocasião, a educadora conferiu os principais projetos educacionais desenvolvidos na escola, além da participação dos jovens no campo da pesquisa com o Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Dando seguimento ao intercâmbio educacional e troca de experiências, a diretora norte-americana esteve no Centro de Educação de Tempo Integral Sérgio Pessoa Figueiredo, na zona leste de Manaus e, no dia 08, na Escola Estadual Thomas Lovejoy, localizada no núcleo de Conservação e Sustentabilidade do Tumbira, na reserva de desenvolvimento sustentável do Rio Negro, em Iranduba (a 25 quilômetros de Manaus).

Fonte: Agecom