Em debate, a integração de infovias estaduais e municipais à rede da Telebrás

A integração das redes municipais e estaduais à rede da Telebrás na implantação do PNBL e de cidades digitais será um dos temas do 9º Wireless Mundi, que será realizado dia 14 de junho, em São Paulo. Organizado pela Momento Editorial e dirigido a gestores públicos, o evento tem por objetivo promover a discussão e contribuir com  a elaboração de políticas públicas na área de TICs e da inclusão digital. A abertura, às 9 horas, será feita pelo secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, que vai apresentar as ações do Plano Nacional de Banda Larga para 2011.

Para discutir a cooperação entre Telebrás e os governos que investiram na construção de redes, foram convidados o presidente da Telebrás, Rogério Santanna; o presidente da Etice e representante da Abep (Associação Brasileira das Entidades Estaduais de TIC) nas negociações com a Telebrás, Fernando Carvalho; e o secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia, Virgílio Almeida – o MCT é um dos ministérios envolvidos nas discussões de políticas para massificar o uso da banda larga no país e tem financiado alguns projetos de infovias municipais e estaduais. Além desses palestrantes, todos confirmados, o painel terá a apresentação de duas cidades-conceito do PNBL implementadas pela Telebrás: Canela, no Rio Grande do Sul, que será mostrado por Marco Boemeke, diretor da Datacom; e Barra dos Coqueiros, em Sergipe, por Ivo Vargas, diretor da Parks. Além do painel, haverá uma palestra sobre as linhas de financiamento do BNDES para cidades digitais, que será realizada pelo diretor de Crédito e Inclusão Social do BNDES, Elvio Lima Gaspar.

Mobile banking

Outro tema do 9º Wireless Mundi será “O uso de celular para massificar os serviços bancários e de crédito”. Este painel terá a participação do senador Walter Pinheiro, que vai apresentar a visão do Congresso Nacional; da executiva Ana Fonseca, do Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo Bolsa Família; do gerente da unidade de Canais do Banco do Brasil, Hideraldo Dwight Leitão; e de um represente da operadora Oi.

Todos os painéis terão tempo reservado para debates com a plateia. As inscrições para gestores públicos são gratuitas, mas as vagas limitadas. Para acessar o programa completo e fazer sua inscrição, clique aqui. Para demais interessados, o valor da inscrição é de R$ 990,00.

Índice Brasil de Cidades Digitais

No mesmo dia, a Momento Editorial realiza, a partir das 18h30, a solenidade de premiação das cidades que obtiveram a melhor pontuação no Índice Brasil de Cidades Digitais. Este ranking foi organizado pela Momento, em parceria com a Fundação CPqD, que desenvolveu a metodologia para avaliar o nível em que se encontram as cidades digitais no país.

Tanto o 9º Wireless Mundi quanto a solenidade do Índice Brasil de Cidades Digitais acontecem no Hotel Maksoud – Alameda Campinas, 150 – Cerqueira Cesar, em São Paulo.

Fonte: Wireless Mundi