Embaixador da Bélgica vem ao AM em busca de intercâmbio com instituições de C&T

O Embaixador da Bélgica, Claude Misson, e o Cônsul em Manaus, Hugo Deschoolmeester, foram recebidos pelas instituições que compõem o Sistema Público de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SECT, UEA, Cetam e Fapeam). O encontro aconteceu na reitoria da UEA, na manhã desta quarta-feira (20/07), e teve como pauta a cooperação com entidades brasileiras de educação superior e de ciência e tecnologia.

O Embaixador explica que esta é a quarta vez que vem a Manaus e que sempre que visita a cidade procura manter contato com universidades e centros de pesquisa a fim de intensificar os laços entre instituições belgas e brasileiras. “Estamos em um momento muito positivo, pois existe interesse da nossa parte em colaborar com o Brasil em concordância com a determinação do governo local”. Ele se refere ao Programa "Ciências sem Fronteira", do Ministério de Ciência e Tecnologia, que pretende oferecer formação no exterior a 75 mil estudantes até 2014. Alunos que cursam desde o nível médio até o pós-doutorado poderão viajar com bolsas de estudo e passagens áreas pagas, além de seguro médico. “Este programa chamou a nossa atenção e nossas universidades e centros de pesquisa tiveram uma reação positiva. Espero que, por meio de contatos diretos como estes, possamos ter o prazer de recebermos estudantes e pesquisadores brasileiros na Bélgica“.

Siga a SECT no Twitter!

Brasil e Bélgica já possuem acordos de cooperação bilateral há mais de 25 anos e, nos últimos tempos, novos convênios em pesquisa nuclear, espacial, de gestão de portos e guias navegáveis foram estabelecidos. O Embaixador explica que agora o País quer aumentar as cooperações em biotecnologia e nanotecnologia. Durante a reunião, ele tomou conhecimento do trabalho desenvolvido pela Fundação de Medicina Tropical do Amazonas e se mostrou muito entusiasmado: “Existe um grande potencial de colaboração nesse campo da saúde pela experiência belga na África Central”.

O reitor da UEA, José Aldemir de Oliveira, explica que as conversas estão iniciando e que ainda não há grupos de pesquisa formados, mas que existe uma boa perspectiva de cooperação. “Somos uma universidade que ainda está se estruturando com apenas 10 anos de História. Nossa ação de intercâmbio internacional ainda é muito tímida, porém estamos trabalhando com retidão, parcimônia e fecundidade e essa é uma excelente oportunidade”.

Agora, o Embaixador irá encaminhar uma lista das principais universidades e centros de pesquisa belgas para contato direto da SECT, da UEA e da Fapeam com estas instituições para traçar parcerias. A Embaixada coloca-se à disposição para solucionar contratempos que possam surgir.

A vice-reitora da UEA, Marly Costa; o Assessor para Assuntos Internacionais da UEA, Ernesto Roessing; o Diretor Técnico da Fapeam, Jorge Porto; e a Diretora do Cetam, Joésia Pacheco; estiveram presentes na reunião representando seus órgãos.

Interesse internacional pelo Amazonas

O Secretário Executivo Adjunto do Estado, Dalton Vilela, ressaltou que, nos últimos meses, a procura de instituições internacionais para parcerias locais tem sido crescente o que demonstra o interesse de órgãos estrangeiros pelo Amazonas. “Diversos países como França, Finlândia e Itália manifestaram o desejo em firmar parcerias, esse é o reconhecimento do potencial regional para realização de pesquisas e outras ações conjuntas em C&T”, destacou.

Imagem 2: Embaixador da Bélgica, Claude Misson, durante a reunião (ASCOM/SECT).

Imagem 3: Cônsul em Manaus, Hugo Deschoolmeester; Reitor da UEA, José Aldemir de Oliveira; e vice-reitora da UEA, Marly Costa (ASCOM/SECT).

ASCOM/SECTAM