Embrapa Hortaliças celebra convênio com instituto da Coreia do Sul
A Embrapa Hortaliças, sediada em Brasília (DF), firmou um convênio com o Centro Internacional de Cooperação Tecnológica (ITCC), da Rural Development Administration (RDA), instituição sediada na Coreia do Sul para cooperação mútua na área de agricultura.
Os termos do acordo são de um Projeto de Cooperação Técnica (PCT) entre as partes, com um tema de pesquisa específico: “Adaptação e desenvolvimento da estrutura e técnicas de controle ambiental e redução do uso de energia para a produção vegetal em sistema de cultivo protegido”. Os pesquisadores terão acesso a US$ 120 mil para encamparem o estudo.
O PCT prevê a capacitação de pesquisadores brasileiros em técnicas ligadas ao cultivo protegido, notadamente a otimização desse modelo de cultura, além do monitoramento de temperatura interna do solo; o desenvolvimento de técnicas para otimizar as estruturas; e o controle térmico em estufas adaptadas às condições de clima e solo encontradas no Brasil.
Em março, está previsto um workshop (sem local definido) entre especialistas tupiniquins e sul-coreanos para definir as linhas gerais do projeto. O objetivo do encontro é discutir com maior profundidade as deficiências e prioridades da parceria, além da definição da data de início dos trabalhos.
Fonte: Embrapa