Empresa brasileira de nanotecnologia se prepara para entrar nos EUA
A Nanox, empresa especializada em nanotecnologia com sede em São Carlos (SP), acaba de receber aprovação da Food and Drug Administration (FDA), agência norte-americana que regulamenta, dentre outros, alimentos, suplementos alimentares, medicamentos, equipamentos médicos, materiais biológicos e hemoderivados. Esse é o primeiro passo para que a empresa possa entrar no mercado dos Estados Unidos.
O produto aprovado pela FDA foi o NanoxClean, um material bactericida que quando aplicado a embalagens de alimentos aumenta o prazo de validade por meio da barreira de proteção criada, podendo até triplicar sua duração. O diferencial é que essa barreira é invisível, já que se trata de uma inovação desenvolvida por meio da nanotecnologia. O público-alvo do produto são supermercados e fabricantes de embalagens.
O NanoxClean já é exportado para o México e a empresa pretende abrir uma unidade comercial nos Estados Unidos ainda neste ano. A Nanox nasceu em 2005, batizada inicialmente de Science Solution Ltda. Em 2006 foi contemplada com R$ 1,3 milhão no primeiro edital do Programa de Subvenção Econômica da Financiadora de Estudos e Projetos, agência de fomento vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Finep/MCTI).
Fonte: MCTI