Empresários já veem resultados no projeto de Agentes Locais de Inovação
A utilização da consultoria gratuita de um profissional qualificado nos mais diversos segmentos em uma pequena empresa é atualmente uma das mais eficazes ferramentas oferecidas para crescimento e melhor colocação do produto ou serviço no mercado. Em Manaus, esse trabalho é desenvolvido pelo programa Agentes Locais de Inovação (ALI), criado nacionalmente pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e executado pela Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi). Em parceria, as duas organizações capacitam profissionais das mais diversas áreas, que passam a atuar diretamente com os empresários, fomentando o desenvolvimento de sua marca e ajudando a alcançar uma melhor colocação no mercado.
O proprietário da pizzaria Loppiano, Rogério Cunha, relata a contribuição que o projeto teve no desenvolvimento recente de sua empresa. “A Loppiano tem mais de 20 anos de atuação em Manaus e o projeto veio para inovar muitos conceitos que tínhamos e acrescentar mais dinamismo à organização. Temos ciência de que os empresários que não buscarem esse tipo de inovação vão acabar ficando pra trás”, avaliou.
Por conta do programa, Rogério inseriu uma nova área em sua empresa, a ‘Gestão de Qualidade’. “A agente da Fucapi que atuava conosco percebeu que conseguiríamos mais sucesso com a participação mais intensa de todos os funcionários. Agora, através da área Gestão da Qualidade, todos os funcionários têm carta branca para exporem suas ideias em uma reunião que acontece a cada duas semanas. Dessa forma, conseguimos absorver a maior quantidade de novidades possíveis”, acrescentou.
Os agentes do programa, que foi inspirado em um projeto similar desenvolvido na Índia, tem um período de dois anos para acompanhar pelo menos 40 empresas e apresentar um diagnóstico administrativo e de inovação de cada uma delas. A partir desse diagnóstico e junto ao empresário, o agente traça um plano de negócio exclusivo àquela organização, com a finalidade de aumentar seu desempenho no mercado local. Atualmente, 20 agentes atuam no projeto.
De acordo com o coordenador do ALI da Fucapi, Ewerton Larry, o programa é a oportunidade ideal para o empresário consolidar a sua marca no mercado e corrigir pequenos erros que estavam comprometendo o sucesso da organização. “Os proprietários dessas empresas não vão precisar investir nenhum dinheiro diretamente no projeto, mas vão atender às orientações dos agentes. Dentre outras funções, esses técnicos irão orientar os administradores dizendo quais profissionais ou serviço ele deve contratar para alavancar seu empreendimento”, afirmou. Os agentes tem ensino superior em diversas áreas e passaram dois meses sendo capacitados pela Fucapi.
Os administradores interessados em conhecer o projeto e ter um agente atuando em sua empresa podem procurar diretamente a coordenação do ALI, que fica no prédio da Fucapi Incubadora de Tecnologia (FIT), na avenida Governador Danilo Areosa, 381, Distrito Industrial.
Fonte: Fucapi