Encontro inédito debate variações da Língua Portuguesa no Norte do país
Uma maratona de palestras, minicursos e mesas-redondas deve reunir cerca de duzentos professores no I Encontro de Estudos do Português do Norte, no próximo dia 13/06, no auditório da reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Nessa primeira edição, coordenadores de projetos de pesquisa em linguística e variações da Língua Portuguesa, esperam provocar um grande encontro de trabalhos desenvolvidos dentro e fora da universidade. “Sabemos de experiências muito interessantes em Parintins e Tefé e, certamente, professores de outros municípios devem estar estudando o assunto sob outras óticas. É isso que precisamos conhecer, até pra que a gente saiba o que ainda precisa ser feito”, explica a professora Silvana Martins, pós doutora em Linguística pela Vrije Universiteit, de Amsterdã e coordenadora do projeto Fala Manauara Culta (FAMAC) com uma série de estudos sobre as variações da Língua Portuguesa falada em Manaus.
A professora argumenta que iniciativas como o FAMAC posicionam a UEA entre as universidades brasileiras com trabalhos voltados para a compreensão e documentação de dados sobre as variações linguísticas, “inclusive de populações indígenas”, explica enfatizando que o Amazonas é o estado brasileiro com o maior número de etnias.
O I Encontro de Estudos do Português do Norte segue até o dia 15/06 com encerramento às 19h, na Escola Normal Superior da UEA, na avenida Djalma Batista, 2.479, Chapada.
As inscrições serão aceitas até o próximo dia 06/06 pelo e-mail inscricao.epnorte@gmail.com. Mais informações podem ser encontradas clicando aqui.
Fonte: UEA