UEA realiza Encontro Temático sobre Segurança Alimentar
A Segurança Alimentar foi o tema do primeiro Encontro Temático do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor). A discussão envolveu acadêmicos do módulo de Ciências Biológicas do Parfor. Durante o evento, foram debatidas a sensibilização sobre o problema dos agrotóxicos e também os desafios de uma política nacional de segurança alimentar no Amazonas.
Atualmente, segundo uma das coordenadoras do Parfor e representante do Núcleo de Agroecologia da UEA, Katell Urguen, as discussões são necessárias principalmente levando em consideração a importância dos professores na reprodução de conhecimentos nas comunidades do interior do Amazonas. “A ideia é essa. Como são professores, é cada vez mais importante a realização desses eventos porque eles podem ser multiplicadores”, afirmou.
“Será que nós sabemos o que está sendo consumido? É importante se questionar. Outro enfoque é a própria questão da merenda escolar, que está relacionado ao Plano Nacional de Merenda Escolar que também foi discutido no evento”, disse Urguen. Outro ponto destacado na solenidade de abertura do Encontro Temático foi a questão da acessibilidade dos alimentos para a população.
Segundo a representante do Projeto de Segurança Alimentar da UEA, Margarida de Sá Brito, é importante se discutir um projeto sobre segurança alimentar. “Temos a oportunidade de tratar sobre esse tema porque tem a ver com cada um de nós. O acesso aos alimentos não é igual para todos, por isso a importância de termos iniciativas como essa”, alegou.
A diretora da Escola Normal Superior (ENS), Eglê Wanzeler, também lembrou a necessidade do debate ao destacar que o evento é uma oportunidade de estudos e aprendizado. “Espero que o evento seja profícuo para os acadêmicos tanto na questão de novos aprendizados como na questão social em se tratar sobre a importância da segurança alimentar”, disse.
O evento “Uma abordagem da segurança alimentar e nutricional como um direito” foi resultado da colaboração da UEA, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, do Núcleo de Agroecologia e do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), com a Rede de Maniva Agroecologia do Amazonas (Rema) e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Pesquisa Agropecuária (Sinpaf/AM).
A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis (LOSAN, art. 3o).
Fonte: UEA