Ensaios de eficiência energética reduzem consumo gerado por televisores
Em tempos em que o aquecimento global e as mudanças climáticas são motivo de preocupação no mundo, a melhoria da eficiência energética é a solução mais econômica, eficaz e rápida para minimizar impactos econômicos e ambientais acarretados pela utilização da energia.
Acompanhando sempre a tendência: tecnologia, inovação e sustentabilidade, a Fucapi por meio do seu Centro de Laboratórios e em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é o único da Região Norte que avalia o consumo médio de televisores fabricados no Polo Industrial de Manaus (PIM) no modo standby (espera).
De acordo com o Gerente Técnico do Centro de Laboratórios da Fucapi, Karlo Homero, eficiência energética é fazer a mesma coisa em quantidade menor de energia. “Foi baseado nessa linha que começamos a medir a potência dos televisores que ficam ligados no modo standby, pois é neste modo que um televisor passa mais tempo ligado nas residências”, informou o gerente.
Segundo ele, os estudos realizados em 2005 apontaram que o consumo de televisores ligados neste modo tinha potência demandada equivalente a capacidade de uma pequena central hidrelétrica de 11,2 MW, capacidade superior à usina hidrelétrica de Alto Fêmeas I, na Bahia.
Isso mostrava efetivamente o grande desperdício de energia e ainda de acordo com Karlo Homero, as informações analisadas no laboratório devem ser declaradas pelos fabricantes através de um programa de avaliação de conformidade, implantado pelo Inmetro. “Essas avaliações foram muito bem aceitas e até os fabricantes já estão se conscientizando dessas necessidades e passaram a fabricar televisores mais eficientes”, finalizou.
Fonte: Agência Fucapi