Equipe do Projeto Geo-Pictures discute metas em reunião na Noruega
Utilizar tecnologia espacial de ponta para salvar vidas, preservar e acelerar a recuperação do meio ambiente, em áreas e edificações de situações de emergência e desastres da natureza. Os objetivos resumem o projeto europeu GEO-PICTURES, que conta com a participação das Nações Unidas, da Organização Européia de Proteção Civil, da Associação Brasileira de Telecomunicações (TELECOM) e do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) e da Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Nos dias 21 a 23/6, a equipe internacional de coordenação encontra-se em Oslo, Noruega, para dar prosseguimento às atividades de acompanhamento do projeto.
Orientado para aplicação em situações de emergência, o GEO-PICTURES é focado na preservação de vidas humanas e na mitigação dos efeitos de desastres no meio ambiente e nas edificações das regiões afetadas. Nestas situações é de suma importância a rápida e precisa obtenção de informações de campo sobre o que aconteceu e onde, de modo a permitir que as ações mais apropriadas sejam executadas no menor prazo. O projeto é liderado pela Empresa AnsuR Technologies AS da Noruega, e conta com recursos financeiros da Comissão Européia sob a linha de Cooperação do Programa Quadro 7 da entidade.
A iniciativa é liderada pela Empresa AnsuR Technologies AS da Noruega, e conta com recursos financeiros da Comissão Européia sob a linha de Cooperação do Programa Quadro 7 da entidade. O investimento previsto no período de 2010 a 2012 é de 3,2 milhões de Euros.
De acordo com o secretário executivo adjunto da Sect, Waltair Machado, membro do comitê no Brasil, o encontro que acontece na Noruega tem o objetivo de fortalecer as parcerias e indicar quais serão os próximos passos para cada instituição executar. “É a oportunidade de integração entre as partes envolvidas, conhecer mais a fundo os papeis desenvolvidos por cada uma e estabelecer objetivos e metas comuns”, afirma Waltair. O pesquisador que representa o Amazonas no encontro é o professor Naziano Filizola.
Segundo o secretário, o Geo-Pictures proporciona contribuição significativa para o gerenciamento de emergências em larga e media escala a nível global, particularmente em áreas onde a infraestrutura de comunicações tenha sido seriamente afetada após desastre.
Sobre o Geo-Pictures
O projeto combina comunicações via satélite, navegação e observação terrestre, com base em um núcleo tecnológico capaz de tratar imagens georreferenciadas e comunicação de sensores, associados à última palavra em recursos de observação da Terra a partir de satélites. Um dos maiores desafios é a transmissão de imagens com alta resolução em contar com infraestrutura de comunicações em banda larga.
O Geo-Pictures permite uma grande variedade de observações precisas de campo que incluem fotos, vídeos, áudio e dados de sensores sobre temperatura, umidade, velocidade de ventos, etc. – dados que são de grande valia em gerenciamento de emergências e desastres, e também para incrementar a interpretação de dados de sensoriamento remoto, coletados a partir do espaço.
O projeto incluirá também o desenvolvimento de equipamentos pequenos e leves, com base na mais recente tecnologia móvel; em particular a plataforma Android baseada no padrão aberto Linux. Esse desenvolvimento proporcionará aos especialistas em gerenciamento de desastres uma ferramenta que integra todos os recursos para identificação de danos, além de outras soluções dedicadas integrando câmera/ unidade de processamento e comunicações.
Um exemplo da aplicabilidade mundial do Geo-Pictures foi sua utilização, em estágio ainda inicial, no suporte ao gerenciamento dos desastres causado pelos recentes terremotos em regiões do Haiti.
O consórcio de instituições que constitui o Geo Pictures é formado pelos parceiros:
AnsuR Technologies (Empresa Líder) – Noruega
Nações Unidas (UNOSAT-UNITAR) – Suíça
Universitat Autònoma de Barcelona – Espanha
Kongsberg Satellite Services – Noruega
Johanniter-Unfall-Hilfe – Dinamarca
Disaster Management Advice & Training, DMAT Consulting e.U. Áustria
Universidade Estadual do Amazonas – Brasil
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas – Brasil
Associação Brasileira de Telecomunicações – TELECOM – Brasil