ATLAS DOS CIENTISTAS

Escreveu sobre os índios primitivos do nordeste brasileiro

Edgar Roquette-Pinto, médico legista e antropólogo, depois de formado em medicina iniciou uma série de estudos sobre os Sambaquis das costas do Rio Grande do Sul.

Professor assistente de Antropologia no Museu Nacional, tornou-se um dos mais conceituados antropólogos do país. Em conexão com a Comissão Rondon, escreveu seu primeiro trabalho acerca dos índios primitivos do nordeste brasileiro.

Professor de História Natural na Escola Normal do Distrito Federal e professor de Fisiologia na Universidade Nacional do Paraguai, fundou, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, onde passou a ser conhecido como radiojornalista.

Diretor do Museu Nacional, reuniu a maior coleção de filmes científicos do Brasil. Fundou a Revista Nacional de Educação, o Instituto Nacional do Cinema Educativo e o Serviço de Censura Cinematográfica. Nasceu no Rio de Janeiro, em 25 de setembro de 1884, e faleceu na mesma cidade em 18 de outubro de 1954.

Roquette-Pinto fez o curso de humanidades no Externato Aquino e ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro; foi membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, da Academia Brasileira de Ciências, da Sociedade de Geografia, da Academia Nacional de Medicina e de inúmeras outras associações culturais, nacionais e estrangeiras.

Fonte: Canal Ciência