Especialista alerta para possível propagação do Chikungunya no Brasil

Existe uma grande possibilidade desse vírus se disseminar, segundo Mondini. Foto: reprodução

A importância do preparo dos profissionais de saúde na identificação dos doentes do Chikungunya é ressaltada por especialista, que compara a semelhança dos sintomas da doença com os da dengue.

Para Adriano Mondini, especialista em saúde pública da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Araraquara, a análise correta dos exames nos postos de saúde das cidades-sede da Copa 2014 é fundamental para a prevenção e controle do vírus. O diagnóstico correto evitaria uma série de problemas para o paciente.

“As semelhanças entre os vírus além dos sintomas que são febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor nas articulações – acabam por aí, porque apesar de serem vírus que têm a mesma sintomatologia, são de famílias virais completamente diferentes. Isso não é tão importante assim do ponto de vista dos sintomas, mas é muito importante para a análise do material do vírus”, explica o especialista.

Ele chama a atenção para um cuidado no combate à doença e para evitar a propagação do vírus, que é transmitido pelo mosquito da dengue, de rápida proliferação.

“Existe uma grande possibilidade desse vírus se disseminar, porque  ele é transmitido pelo vetor da dengue, o Aedes Aegypti. A forma mais eficaz de combate à disseminação do vírus do Chikungunya seria um cuidado local”, comenta.

Fonte: Extra