ATLAS DOS CIENTISTAS

A pesquisadora foi consultora da Unesco em 23 países da Ásia e África. Foto: Reprodução

Especialista em ecossistemas de manguezais

A bióloga Marta Vannucci dedicou a vida a pesquisar os ecossistemas dos mangues, tornando-se uma das maiores especialistas do mundo no assunto. Uma das autoras da Carta dos Manguezais. Marta publicou diversos livros, entre eles “Os mangues e nós”.

Por meio dos estudos da bióloga, hoje é possível entender melhor como aproveitar os mangues nos seus aspectos relativos à preservação ecológica e subsistência do homem. À frente do Instituto Oceanográfico da USP, negociou e acompanhou a construção do navio de pesquisas Professor Wladimir Besnard, que ainda hoje faz expedições aos mares antárticos.

Marta Vannucci foi, por mais de 20 anos, consultora da Unesco em 23 países da Ásia e África. Nos últimos anos, passou a dedicar-se ao estudo dos plânctons e aos ciclos de vida da biologia marinha, área onde possui mais de 100 trabalhos publicados. Nasceu em 1921, em Florença, na Itália. Chegou ao Brasil em 1930.

Marta Vannucci participou de uma sociedade internacional para ecossistemas de mangues, com sede no Japão, a International Society for Mangrove Ecosystems – Isme, entre outras entidades que estudam ecossistemas.

Fonte: Canal Ciência