Especialistas debatem os aspectos teóricos e práticos dos Sistemas Locais de Inovação e Sustentabilidade

28/10/2011 – Um dos mais procurados da Jornada de Seminários da Feira Internacional da Amazônia (FIAM), o Seminário de Sistemas Locais de Inovação e Sustentabilidade no AM, foi realizado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECTAM) no dia 28 de outubro, em Manaus/AM. Em debate estratégias que viabilizam a inovação para o desenvolvimento.

Siga a SECTAM no Twitter!

Como inovar e conquistar o mercado? Essa é a pergunta que fazem muitos empreendedores. No entanto, algumas vezes eles acabam esbarrando em buscas por produtos complexos, quando a inovação pode ser bem mais simples.

 

Neste contexto, o secretário Executivo da SECTAM, Marcelo Vallina definiu o Seminário de Sistemas Locais de Inovação e Sustentabilidade como uma oportunidade para, a partir de uma reflexão sobre os fundamentos teóricos e as possibilidades do mercado, traçar estratégias condizentes com a realidade Amazônica.

 

As apresentações foram iniciadas com uma abordagem dos Sistemas Locais de Inovação, conduzida por José Eduardo Cassiolato (Pós-Doutorado – Université Pierre Mendes-France, França, 2000 D. Phil.- Universidade de Sussex, Inglaterra, 1992 ‘Master of Arts’ em Economia do Desenvolvimento).

 

Já o finlandês Martti Launonen (Ph.D., Economia e Administração de Empresas, 1999) demonstrou o quanto é necessário sinergia entre os Parques Tecnológicos e os Sistemas Locais de Inovação, a partir da perspectiva da experiência em seu país.

 

Também foi apresentada a importância do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no apoio à Inovação pela doutora Helena Maria Lastres, coordenadora do Comitê de Arranjos Produtivos e Inovativos e Desenvolvimento Regional, do Gabinete da Presidência do BNDES.

 

Uma abordagem mais prática foi conduzida por Humberto Matsuda, sócio responsável pelos fundos de Venture Capital da Performa Investimentos, ao tratar dos capitais de investimento e de fortalecimento para as micro, médias e pequenas empresas.

 

Por fim, uma Rodada de Investimentos e Startups foi defendida por Ana Carolina Merighe, Founder & CEO da Inonouver, que mostrou que para buscar recursos, as empresas precisam estar bem preparadas, conhecer o cenário que atuam, suas restrições e potencialidades.

Imagem 1: Secretário Executivo Adjunto da SECTAM, Dalton Vilela, e Helena Lastres e José Eduardo Cassiolato

Imagem 2: Chefe do Departamento de Apoio a Pesquisa e Inovação da SECTAM, Kleber Abreu, Ana Carolina Merighe e Humberto Matsuda. Fotos: CIÊNCIA EM PAUTA/SECTAM.

 

CIÊNCIA EM PAUTA / SECTAM