Estande da Fapeam atraiu pesquisadores e acadêmicos
O estande da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) na Expo T&C na 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) atraiu pesquisadores e acadêmicos. Até a tarde da sexta-feira (25), cerca de 800 pessoas visitaram o estande.
Ávidos por entender os programas de apoio à pesquisa e as modalidades de fomento da Fundação, os acadêmicos saem do estande entendendo o compromisso da Fap do Amazonas com o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado.
No estande, em conjunto com as Fundações de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e Rio de Janeiro (Faperj), foram expostos o Pé-Yara, o mapa Tátil do Amazonas, desenvolvido pela professora doutora, Cláudia Guerra, no âmbito do Programa Viver Melhor/Pró-Assistir, projetos do Programa Ciência na Escola (PCE), além do bolo amazônico, financiado pelo programa de subvenção econômica da Fap.
“O mapa tátil foi idealizado há dois anos quando nós pensamos em um material que efetivamente fosse trabalhado nas escolas e que o aluno tivesse prazer em conhecer e reconhecer as riquezas do nosso Estado. Ele (mapa) também é inclusivo porque é um material para se trabalhar com cegos e pessoas com baixa visão”, explicou Guerra.
A estudante Lavínia Franciely Pereira visitou o local e disse ter ficado encantada com o mapa tátil. “Cada município é representado pela principal madeira da região. Achei extremamente interessante porque isso ajudaria muito nas aulas de geografia para dar aos alunos uma diversidade de conhecimentos”, disse.
O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Clélio Campolina, também visitou o estande no primeiro dia da Expo T&C. Ele foi recebido pela diretora-presidenta da FAP, Maria Olívia Simão, e conheceu os bolsistas do PCE, que estão em Rio Branco para apresentação de projetos de pesquisa.
EXPO T&C
A Expo T&C é uma das mais importantes mostras de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do País, reunindo todos os anos centenas de expositores, como institutos de pesquisa, universidades, agências de fomento, entidades governamentais e outras instituições interessadas em divulgar e difundir novas tecnologias, produtos e serviços.
SBPC 2014
Durante os cinco dias da 66ª Reunião Anual da SBPC foram disponibilizadas atividades voltadas para os estudantes do ensino básico (SBPC Jovem), uma mostra de ciência e tecnologia (ExpoT&C) e a apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à cultura (SBPC Cultural).
Fonte: Agência Fapeam, por Camila Carvalho