Alunos amazonenses participam da Reunião da Sociedade Brasileira de Química

A reunião anual contará com 16 conferências, 13 minicursos, 20 sessões coordenadas, sete workshops e três sessões de painéis. Foto: Reprodução

O estudo da Química tem gerado inúmeros benefícios para a sociedade e tem sido determinante para o desenvolvimento de novos produtos, entre eles os medicamentos. Nesse contexto, é primordial que os pesquisadores da área troquem experiências para o desenvolvimento das pesquisas científicas.

Pensando nisto, o Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), financiará a participação de oito pesquisadores do Estado na 37ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), que será realizada no período de 26 a 29 deste mês, em Natal (RN). Os trabalhos foram contemplados no Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (Pape).

Eles irão apresentar os resultados parciais de pesquisas realizados no Amazonas e terão a oportunidade de conhecer o que vem sendo desenvolvido em áreas como biomedicina, meio ambiente, nanomateriais, energias renováveis, alimentos, química verde.

Entre os contemplados está a acadêmica de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), de Itacoatiara (distante 176 quilômetros da capital), Adriana Oliveira Castro. Ela apresentará o resultado parcial do estudo ‘Prospecção química e atividade antioxidante de extratos dePthirusa sp, parasitas de Syzygium cumini (jambolão) e Citrus sp(limoeiro)’. A pesquisa realiza a análise dos metabolitos secundários (que não estão diretamente envolvidos nos processos de crescimento, desenvolvimento e reprodução dos organismos) e a atividade inibitória enzimática de Pthirusa no jambolão e no limoeiro.

Veja a relação dos contemplados 

A acadêmica de Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação (Ifam) e bolsista da Fapeam do Programa de Apoio à Iniciação Científica no Amazonas (Paic), Larissa Alves Perrone, também participará da reunião anual. Ela irá apresentar o resultado parcial do projeto de pesquisa que analisa o perfil químico de espécies aromáticas.

Intitulado ‘Perfil químico de espécies aromáticas e bioensaio toxicológico preliminar frente a larvas de Artemia salina L.’, o estudo visa contribuir para o conhecimento químico de espécies de reconhecida importância ecológica e de interesse farmacológico. O objetivo é produzir subsídios para o aproveitamento racional das espécies Cyperus rotundus e Piper marginatum e preservação da biodiversidade.

Com o tema “A química no cenário econômico atual: competitividade com responsabilidade”, a reunião anual contará com 16 conferências, 13 minicursos, 20 sessões coordenadas, sete workshops e três sessões de painéis.

Saiba mais sobre o evento 

A sessão de abertura será coordenada pelo presidente da Sociedade Brasileira de Química, Vitor Francisco Ferreira, com a participação de representantes da organização alemã Dechema, Dieter Miers, da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Fernando Figueiredo, e do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), Martim Francisco de Oliveira.

A reunião contará com uma sessão especial, intitulada ‘Criatividade sem fronteiras’, ministrada pelo pesquisador inglês Harold Kroto. Ele recebeu o prêmio Nobel em 1996 e descobriu uma nova forma de carbono, os chamados “fulerenos”.

A programação conta com painelistas e conferencistas do Brasil e de países como Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal e Holanda.

SOBRE O PAPE

O programa do Governo do Estado, via Fapeam, apoia a participação de pesquisador, professor, estudante em eventos científicos e tecnológicos relevantes no país e no exterior, para apresentação de trabalho científico e/ou tecnológico de sua autoria, não publicado, resultante de pesquisa desenvolvida no Amazonas.

Fonte:Agência Fapeam, por Camila Carvalh