Estudantes amazonenses têm contos publicados em livro sobre a região
28/11/2011 – Dez estudantes de 12 a 16 anos da rede estadual de ensino tiveram contos publicados no livro "O Que é da Nossa Terra". Os adolescentes, selecionados pelo projeto "Pequenos Autores", participaram de uma sessão de autógrafos no sábado (26/11), no Parque do Mindu, Zona Centro-Sul de Manaus. A obra será distribuída gratuitamente às bibliotecas das escolas participantes da ação.
Siga a SECTAM no Twitter!
Mais de mil narrativas participavam da disputa para entrar no livro. As histórias escolhidas foram "A Floresta Encantada", de Sarah Thallita Lima; "Amazônia", de Clemeson Canuto; "A Lenda da Ilha da Paciência", assinada por Vandricia Souza, Laura Matos, Kaila Cunha e Jamily Silva; "Potira", de Alleda Gomes; "Cantos da Natureza", escrita por Clinsman Brito; "A Lenda da Grande Ponte sobre o Rio Negro", de Gabriel Póvoas; "A Lenda do Igarapé Grande", assinada por Diogo, Lucas e Matheus Souza; "As Grandes Transformações", de Natália Lima e Juliana Castro; "A Árvore Mãe", escrita por José Ricardo Gomes, Deysiane Serrão, Poliana Albino, Viviane Nascimento, Kamila Sarrazim e Ana Paula Uchoa; e "O Menino e o Peixe-boi", de Karl Wilton Silva.
Durante o lançamento do livro que aborda temáticas regionais, mais de 600 pessoas prestigiaram os estudantes. Atividades lúdicas e educativas, com brinquedos produzidos a partir de material reciclado, show de palhaços fizeram parte da programação do evento. O cantor de toadas também se apresentou na festa.
O estudante e "pequeno autor", Gabriel Póvoas, de 12 anos, descreveu a sessão de autógrafos como "uma das melhores tardes que já teve na vida". O conto assinado pelo adolescente, "A Lenda da Grande Ponte sobre o Rio Negro", narra o surgimento da edificação que dá nome à história, como pano de fundo para um romance proibido, aproveitando elementos da cultura amazônica.
Imagem 2: Estudantes autografam livros no lançamento da obra (Foto: Divulgação/Seduc).
Fonte: Do G1 AM