Estudantes da Ufam desenvolvem sistema de previsão de chegada de ônibus

CIÊNCIAemPAUTA, por Anália Barbosa

Quem nunca ficou esperando um ônibus sem saber ao certo o horário que ele vai passar? Conhecer o tempo que falta para sua chegada  pode diminuir o desconforto da espera e auxiliar na programação das atividades de quem depende do serviço. Em busca de soluções, estudantes do curso de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) desenvolveram sistemas de previsão de chegada do transporte Integração. Os sistemas podem ser acessados pela internet ou telefone celular.

A iniciativa partiu de um projeto final da disciplina Algoritmo e Estrutura de Dados I. Os melhores trabalhos foram apresentados durante a Feira Tecnológica da Semana de Informática (Seinfo) da Ufam, realizada de 12 a 14 de junho. Entre os trabalhos apresentados estão o “Projeto de auxílio ao usuário do integração” e o “Projeto de previsão de chegadas do integração”. Ambas iniciativas estão disponíveis para consulta dos usuários do Integração. Conheça aqui:  http://integra.icomp.ufam.edu.br/ e  integra.icomp.ufam.edu.br/?q=1, respectivamente.

O Integração é um sistema de ônibus que realiza o transporte dos estudantes e servidores, interligando, de forma gratuita, o Campus-ICHL, o Mini Campus e o Coroado. Atualmente, a frota conta com 5 ônibus, com saídas previstas de um ônibus a cada 15 minutos. A rota possui 12 paradas, sendo 10 dentro na área da universidade e duas externas. O tempo de percurso dura em média 36 minutos.

ESTRATÉGIA 

Estudantes do curso de Engenharia da Computação da Ufam, Arthur Melo e Daniel Prado. Foto: Ciência em Pauta/ Anália Barbosa

O serviço de previsão de horários de chegada dos ônibus em pontos de parada ou terminais é um componente importante em sistemas automáticos de informação ao passageiro. Viáveis por meio das novas tecnologias, se transformaram em uma das principais estratégias que um sistema de transporte conta para aumentar a atração, satisfação e fidelização do usuário.

“O apoio ao planejamento de deslocamentos é fundamental para uma maior satisfação dos usuários. Fornece à população uma ferramenta que auxilia no planejamento de suas atividades”, destacou Arthur Melo, 17, participante do Projeto Previsão de Chegadas do Integração. Já Daniel Prado, 18, da mesma equipe, explicou que foram estudados outros modelos de cidades que utilizam os sistemas automáticos de informação ao passageiro, como o de Londres. “A iniciativa aqui na universidade pode servir, por exemplo, para evidenciar algum problema na saída dos ônibus e se há padronização do serviço”, disse Prado.

 

 

CAMINHOS E SOLUÇÕES

Marcelo Cruz, 18 e Igor Nunes, 20, participaram do projeto de auxílio ao usuário do Integração. O projeto mostra o horário previsto das duas próximas chegadas de cada ponto. Foto: Ciência em Pauta/Anália Barbosa

Marcelo Cruz, 18, e Igor Nunes, 20, participaram do projeto de auxílio ao usuário do Integração. O projeto mostra o horário previsto das duas próximas chegadas de cada ponto. Foto: Ciência em Pauta/Anália Barbosa

Para atingir o objetivo proposto, as duas equipes traçaram caminhos diferentes, tanto na observação e coleta de dados, como na construção dos sistemas. Além disso, após a entrega do projeto, já foram realizadas melhorias, conta o estudante Marcelo Cruz, 18, do Projeto de Auxílio ao Usuário do Integração. “A nova versão do projeto tem mais de 10 dias. Nosso objetivo é aperfeiçoar o sistema e divulgar junto à comunidade que utiliza o Integração, auxiliando-a na informação sobre os dois próximos horários de chegada do ônibus”, disse Cruz. Colega de projeto, Igor Nunes, 20, destacou que uma das possibilidades de melhoria é a localização da frota por meio de sistemas de monitoramento GPS.

Para a criação desse programa de previsão com uma aproximação razoável foram realizadas coletas em horários alternados. Utilizando-se métodos estatísticos foi possível constatar que o integração segue um padrão específico de tempo de percurso, tornando possível a previsão de sua chegada a uma determinada parada.  Os dados foram posteriormente tratados e adicionados ao algoritmo de previsão.

Ciência em Pauta, por Anália Barbosa