Estudantes de Presidente Figueiredo assistem à palestra sobre o Amazonas Digital

O município de Presidente Figueiredo, o primeiro do interior do Estado a receber internet via fibra ótica, recebeu, nesta quinta-feira (18), a palestra sobre o programa Amazonas Digital ministrada por técnicos da empresa Processamento de Dados do Amazonas (Prodam).

O ciclo de palestras sobre o projeto de inclusão digital, que também está acontecendo em outros seis municípios do Estado, faz parte da programação da 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Em Presidente Figueiredo, a palestra foi realizada no auditório da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) no município e contou com a presença de estudantes da universidade e da rede estadual de ensino. Conforme explica o técnico da Prodam, Cristiano Malcher, que apresentou o Amazonas Digital aos estudantes, o projeto tem como proposta promover inclusão digital junto às populações sem acesso aos recursos de tecnologia da informação e comunicação. “A missão do Amazonas Digital não é somente fornecer internet banda larga gratuita, mas, principalmente, facilitar o acesso da população aos serviços púbicos que são oferecidos pelo Governo”, destacou.

Cristiano Malcher explicou também que, em Presidente Figueiredo, cerca de seis órgãos, tanto da esfera estadual quanto federal, já estão utilizando a rede do Amazonas Digital. Além disso, na sede do município também estão disponíveis dois Hotspots, que são pontos de acessos gratuitos para a população: um localizado na praça da Cultura, próximo ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT), e outro próximo à torre da TV Amazonas. Para acessar a rede, não é mais necessário realizar cadastro. A velocidade de acesso chega a 1Mbps

O auxiliar administrativo da UEA, Rodrigo Nascimento, é usuário do Amazonas Digital e destacou que houve uma melhora significativa no sinal da rede. “Eu moro próximo a um dos pontos de acesso do Amazonas Digital e a internet antes era muito lenta. Agora, melhorou 100%. Acho que a população precisa conhecer mais como funciona esse projeto”, destacou.

Hoje, o Amazonas Digital tem 140 pontos no Estado, sendo 30 em Manaus e 110 em 15 municípios do interior. A meta é que até o final de 2013 haja no Amazonas 500 pontos de acesso ao programa através do sinal wireless (Wi-Fi).

OUTRAS PALESTRAS

Nesta sexta-feira (19), será a vez dos municípios de Manacapuru e Maués receberem a palestra explicativa sobre o funcionamento do Amazonas Digital. No sábado, a apresentação será realizada no município de Tefé, fechando o ciclo de palestras da programação da Semana de Ciência e Tecnologia.

SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é coordenada no Amazonas pela SECTI-AM, sendo considerado o maior evento da área no Estado. A edição 2012 da SNCT possui como tema “Economia Verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. Apesar do nome, as atividades da Semana Nacional de C&T começaram no início de outubro e irão se estender até o fim do mês. Mais de 3800 atividades serão desenvolvidas por cerca de 80 instituições em todos os 62 municípios do Amazonas. As atividades na Estação Ciência seguem até amanhã (20), das 8h às 18h.

Fonte: Prodam