Estudo analisa inclusão social e digital de jovens em Manaus
Um estudo realizado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) contribuiu para que se conheça mais sobre a interação dos jovens dos bairros do Jorge Teixeira e Grande Vitória com o mercado de trabalho, educação e socialização. Com o título ‘Inclusão Social e Digital na interação trabalho, educação e cidadania de jovens-adolescentes em espaços comunitários da periferia de Manaus’, o trabalho foi desenvolvido pela estudante de pedagogia Marcella Layany Santos de Souza da Ufam sob a orientação da Professora Mestre em educação, Maria de Jesus Campos de Souza Belém
A pesquisa começou em 2011 e teve como objeto de estudo um curso de informática que atende gratuitamente adolescentes de 13 a 17 anos, projeto de extensão da Faculdade de Educação (Faced) da Ufam. As instalações são conhecidas como ‘Infocentros’, locais equipados com infraestrutura pedagógica e tecnológica.
O resultado do estudo constatou a necessidade de continuar a pesquisa com o foco na cultura. O levantamento das informações será realizado apenas no Jorge Teixeira, onde há a única unidade da pesquisa. O estudo foi apresentado no 10º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, em Recife – Pe, e no 21º Congresso de Iniciação Científica (Conic) realizado em 2012, em Manaus.
Marcella Layany foi bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), uma iniciativa do Governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
SOBRE O PAIC
O programa apoia, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas.
Fonte: Agência Fapeam, por Manoela Moura e David Simplício.