Estudo do Inpe conquista primeiro lugar no Prêmio Top Etanol

O trabalho do Inpe apresenta um método inovador criado para agilizar o mapeamento por satélite de áreas agrícolas. Foto: Reprodução

Estudo realizado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) conquistou o primeiro lugar na categoria “Trabalhos Acadêmicos Publicados” da  quinta edição do Prêmio Top Etanol. Publicado no IEEE – Transactions on Geoscience and Remote Sensing, o artigo tem como autores, Marcio Pupin Mello, Carlos Antonio Oliveira Vieira, Bernardo Friedrich Theodor Rudorff, Paul Aplin, Rafael Duarte Coelho dos Santos e Daniel Alves Aguiar.

O trabalho foi intitulado como Stars, a new method for multitemporal remote sensing. Ele apresenta um método inovador criado para agilizar o mapeamento por satélite de áreas agrícolas. O Stars, do inglês Spectral-Temporal Analysis by Response Surface, consegue descrever, de forma automática, o comportamento espectral dos diferentes alvos na superfície da Terra em várias faixas do espetro eletromagnético.

O método é capaz de detectar alterações no comportamento espectral em decorrência da intervenção humana, como a colheita da cana-de-açúcar ou até mesmo um desmatamento. A metodologia foi desenvolvida para o Canasat, projeto criado no Inpe para monitorar o plantio da cana-de-açúcar na região centro-sul do Brasil.

Os vencedores da quinta edição do Prêmio TopEtanol receberão seus prêmios em na próxima segunda-feira (02), no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo.

Confira a lista completa dos vencedores.

Fonte: MCTI, com informações do Inpe