Estudo revela que 80% das MPEs investem em inovação

Os empreendedores das micro e pequenas empresas estão cientes de que o sucesso do negócio não está atrelado à sorte. Foto: Reprodução

Uma pesquisa encomendada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) aponta que o investimento em inovação é considerado estratégico pelos empreendedores. Segundo o levantamento, 80% das 1163 empresas entrevistadas revelaram que destinam recursos para este fim.

De acordo com o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, uma das razões que levaram o empresário a investir em inovação é a dificuldade da conquista de mercado. “A necessidade de sobrevivência em mercados cada vez mais competitivos, o comportamento do próprio consumidor e as exigências cada vez maiores das grandes empresas em escolher fornecedores de qualidade fazem com que as micro e pequenas empresas invistam cada vez mais em planejamento e inovação”, afirma.

Para o coordenador de projetos do programa Micro e Pequenas Empresas (MPEs) Brasil, os dados apurados pela pesquisa demonstram que os empreendedores das micro e pequenas empresas estão cientes de que o sucesso do negócio não está atrelado à sorte. “É preciso muito planejamento, monitoramento das ações e inovação”.

O dirigente ressalta que a competitividade e a sustentabilidade de uma nação requerem um bom desempenho dos pequenos negócios. “Para esses, no entanto, ainda existem muitos desafios como o monitoramento das ações definidas para atingir os objetivos estratégicos concebidos, assim como possuir e controlar indicadores que possibilitem uma visão sistêmica de seu desempenho”, explica.

Fonte: Sebrae