ATLAS DOS CIENTISTAS

Estudou a bioquímica de protozoários parasitas

Erney Felicio Plessmann de Camargo, presidente do CNPq de fevereiro de 2003 a junho de 2007. Médico, 71 anos, atua na área de biologia molecular de parasitas e epidemiologia da malária.

Concluiu pós-doutorado no Institut Pasteur, França, doutorado e graduação na Universidade de São Paulo.

Formou-se em 1959 na Faculdade de Medicina da USP e iniciou sua carreira científica ainda no segundo ano do curso do medicina no Departamento de Parasitologia, sob a direção do professor Samuel Pessoa.

Depois de formado, estagiou no Instituto Butantan, trabalhando em biossíntese de proteínas com o professor Sebastião Baeta. Em 1961 foi convidado a ingressar como Auxiliar de Ensino no quadro docente da Faculdade de Medicina.

Em 1970, ingressou na Escola Paulista de Medicina, colaborando na reorganização do Departamento de Microbiologia e Parasitologia, juntamente com o professor Luiz Rachid Trabulsi.

Em 1985, retornou à Universidade de São Paulo como Professor Titular do Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas. Seus primeiros trabalhos científicos foram sobre a bioquímica de protozoários parasitas.

Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Protozoologia e é membro das Sociedades Brasileiras de Bioquímica e Parasitologia, da Linnean Society of London e da Academia Brasileira de Ciências.

Publicou mais de 90 trabalhos em revistas de circulação internacional, sobre tripanosomas e malária, além de outros tantos, em veículos diversos. Antes de aceitar o convite para presidir o CNPq, ocupava o cargo de diretor do Instituto Butantan, em São Paulo.